Com temáticas importantes, a I Semana das Águas do Rio São Francisco aconteceu em Petrolina

Ações resultantes de monitoramentos realizados pelo Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga), atendendo a diretrizes do Programa Básico Ambiental 23 do Ministério da Integração Nacional no Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF), motivaram a realização da “I Semana das Águas do Rio São Francisco”. Na última quinta-feira, 04, dia em que se celebra o aniversário do Rio São Francisco, temas importantes foram tratados por analistas ambientais do Cemafauna e Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (NEMA) e de instituições como o a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF), Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF).

“É uma iniciativa muito boa, o CBHSF tem se aproximado da academia quando trouxe o reitor dessa casa para a coordenação do Submédio São Francisco, além de divulgarmos a Semana em nosso site para a participação ampla da sociedade. Foi um evento muito positivo, pois vieram pessoas que têm um compromisso muito grande, levando o que a universidade tem produzido, principalmente, para essa Bacia e para esse projeto chamado PISF”, afirmou o Secretário da Câmara Consultiva do Submédio São Francisco do CBHSF, Almacks Silva.

Durante os cinco dias foram apresentados temas como “Projeto de Integração do Rio São Francisco; Gestão de Recursos Hídricos com representantes da CHESF; Diversidade e conservação de peixes, entomofauna aquática, aves aquáticas e quelônios aquáticos; mexilhão-dourado no PISF; qualidade das águas e poluição; espécies de peixes e macrófitas invasoras.

De acordo com o coordenador do Cemafauna, professor Luiz Cezar Pereira, já está confirmada a realização da II Semana das Águas do Rio São Francisco que acontecerá no próximo ano, além de ressaltar a importância em promover um evento como esse em virtude do aniversário do Velho Chico, como também é carinhosamente chamado o Rio São Francisco.

“O Cemafauna está diretamente relacionado ao desenvolvimento do PBA 23 (Conservação de Fauna e Flora). Fazemos monitoramento e resgate de fauna na região do PISF que se tira um quantitativo de água do Rio São Francisco e coloca nas bacias receptoras e nós ajudamos o Ministério da Integração Nacional a entender e mitigar os impactos ocasionados pela obra”, disse o coordenador que ainda ressaltou os 10 anos em que o Cemafauna está envolvido nesse processo. “As informações são muito amplas e a sociedade precisa entender isso que apresentamos. Esse evento é uma forma de levar os resultados para a sociedade para que unindo-se a outros atores como o CBHSF, Codevasf, Chesf, possa ajudar na conservação que nada mais é do que proteção e uso dos recursos naturais”, concluiu Pereira.