Notícias


Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

25/10
2018

Cemafauna Caatinga participa da 15ª SNCT em Brasília-DF

Durante os dias 15 a 21 de outubro, o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) participou da 15ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) no Pavilhão de Eventos do Parque da Cidade Sarah Kubitschek em Brasília-DF. A SNCT 2018 teve como tema “Ciência para a redução das desigualdades”, relacionado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agência 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Além do Cemafauna, estiveram presentes no estande do Ministério da Integração Nacional outras instituições como Codevasf, Secretaria de Infraestrutura Hídrica, Secretaria de Desenvolvimento Regional; o Instituto Nacional de Arqueologia (Inapas), o Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (NEMA) ligados ao Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF).

O Cemafauna expôs parte do acervo do Museu de Fauna da Caatinga (animais silvestres taxidermizados), junto ao cenário da flora da caatinga levado pelo Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (NEMA). Além disso, também ficaram à disposição dos visitantes as publicações produzidas até o momento como ‘Caatinga Selvagem’, ‘Borboletas no Vale do Catimbau’, ‘Guia de Herpetofauna de Herpetofauna do Campus de Ciências Agrárias da Univasf’, ‘Noções Básicas de Geoprocessamento para Análises da Paisagem’ e a cartilha de educação ambiental ‘Brincando na Caatinga – Jogos e Passatempos’, como também as telas interativas dispondo de conteúdos sobre o PISF. 

A técnica em contabilidade, servidora do Ministério da Educação (MEC), Elis Regina Dias de Assis, ficou surpresa ao ver os animais que fazem parte do acervo do Museu de Fauna. “Eu fiquei surpresa quando vocês falaram que são animais de verdade. Achei muito legal mesmo, dá uma impressão que você está passeando na Caatinga. Recomendo, com certeza, a visita, principalmente, das crianças para conhecerem mais sobre o bioma”, disse.

O estande não chamou atenção somente dos adultos. Os pequeninos também se encantavam ao visualizar de perto o cenário exposto.“Eu achei muito legal vir aqui porque nunca tinha visto esses animais antes. O animal que mais gostei foi a coruja”, comentou Luis Miguel Santana, 5 anos, estudante do Sesc que foi acompanhado pela mãe.

Em visita ao evento representando o Ministro da Integração, Antônio de Pádua de Deus, o secretário executivo Gustavo Canuto falou sobre a importância das instituições levarem exemplares de espécies animais e vegetais da Caatinga, além dos fósseis encontrados pela equipe de arqueologia do Inapas durante escavações nos trechos sob influência do PISF. “Estamos muito satisfeitos com o resultado do trabalho que todos os profissionais desenvolveram em especial na parte de fauna e flora, mostrar que o Projeto de Integração do Rio São Francisco além de levar desenvolvimento, preserva o meio ambiente”, destacou Canuto.

O secretário ainda ressaltou a chance das crianças conhecerem os animais da caatinga, esse bioma tão importante. “É uma oportunidade, saber que tem como levar o desenvolvimento sustentável e cumprirmos com nossa tarefa que é realmente desenvolver as regiões, mas sem esquecer do meio ambiente e da preservação. E todas as entidades que participaram disso eu agradeço em nome do Ministério da Integração que realmente é uma necessidade que façamos esforços conjuntos com desafios tão grandes”, concluiu.

SNCT em Petrolina

Em Petrolina, o Cemafauna ainda participou da SNCT realizada pelo Sesc Petrolina. Durante os dias 16 a 19 de outubro, a convite da supervisora pedagógica da instituição, Elisângela Magalhães, foram exposto também animais taxidermizados, publicações e produtos da loja do Museu de Fauna da Caatinga. 

Fonte: Jaquelyne Costa/ Ascom Cemafauna
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras
1 2 3 4 5 6

Agende sua visita

Para agendar sua visita clique aqui e preencha o formulário. Em breve entraremos em contato.

Ficaremos felizes com sua visita.

Nossa atuação

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga tem sua sede em Petrolina-PE, mas sua área de atuação estende-se por todo o semiárido nordestino do Brasil, que compreende uma extensão de 982.563,3 km². Além dos diversos municípios que abrigam a obra do Projeto de Integração do São Francisco nos estados de Pernambuco, Paraíba e Ceará, o Centro também realiza ações no estado da Bahia participando de operações de fiscalização ambiental a exemplo da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) realizada pelo Ministério Público da Bahia em parceria com diversos órgãos ambientais. 

Quem somos e o que fazemos? Confira aqui!

Nessa reportagem, exibida no programa "Como Será?" no dia 11 de julho de 2015, você confere como é feito o trabalho de conservação e manejo de fauna realizado pelos analistas ambientais, professores e estagiários do Cemafauna Caatinga, nas áreas sob influência do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF).  

Conheça o trabalho do Cemafauna Caatinga assistindo este vídeo.

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga tem como missão desenvolver práticas de cunho socioambiental, buscando preservar o meio ambiente em favor dos animais do bioma caatinga. Para tanto, viabiliza ações nos âmbitos estrutural, tecnológico, educacional e pedagógico, nutricional e humano. 

Compre aqui seu exemplar de 'Caatinga Selvagem'!

Acesse o link acima e saiba como adquiri-lo. 

Em fevereiro/2012 um grupo contendo 46 Amazona aestiva, oriundos do comércio ilegal, foram liberados em um recinto com área de aproximadamente 750m² e com 8 metros de altura. Em abril/2012, 04 (quatro) ovos de A. aestiva foram encontrados nos troncos, mostrando que é possivel estabelecer um programa sério de reabilitação dessa espécie e de outras espécies. Esse projeto é uma parceria entre a CPRH, IBAMA-Recife e CEMAFAUNA.

Serviços

¬ mais serviços

CEMAFAUNA CAATINGA

Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br

(87) 2101-4853 / 2101-4821 / 2101-4818

cemafauna@univasf.edu.br

 

UNIVASF

Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco