Notícias


Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

21/12
2018

Cemafauna realizará capacitação de resgate de abelhas para membros do 4º GB e órgãos municipais de Petrolina

Nos próximos dias 26 e 27 desse mês, o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) promoverá o segundo ciclo de capacitação de resgate de abelhas para membros do 4º Grupamento de Bombeiros de Petrolina (4º GB) e servidores da Secretaria de Saúde e Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA). O primeiro ciclo aconteceu em outubro e capacitou 25 bombeiros e cinco servidores do Centro de Zoonoses de Petrolina.

A capacitação, a ser ministrada pela professora e analista ambiental do centro, Aline Andrade, acontecerá num primeiro momento no auditório do Museu de Fauna da Caatinga para conteúdo teórico, já a prática se dará no apiário da Associação dos Criadores de Abelhas do Município de Petrolina (Ascamp), localizada no Núcleo 7 do Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho, zona rural de Petrolina.

IWSS gerando resultados

Em setembro desse ano, o Cemafauna, juntamente a parceiros como Embrapa Semiárido, IF Baiano, Sebrae e Valeagro, realizou o I Workshop “Sistema Sustentável – Abelhas, Agricultura e Saúde Humana”, com programação dedicada a tratar sobre diversas temáticas relacionadas às abelhas. Dentre esses temas, a criação de grupos de resgate na região foi bastante discutida, tendo em vista a necessidade tanto local quanto regional de profissionais atuando nesse seguimento. O IWSS rendeu frutos e desde setembro deste ano Petrolina dispõe do SOS Resgate de Abelhas, pioneiro na cidade, com sede no Centro de Controle de Zoonoses. Em Aracaju-SE e em Senhor do Bonfim-BA, também foram implementados grupos com a mesma nomenclatura, resultado da participação de membros do Instituto Federal de Sergipe no Workshop.

Em Petrolina, parceiros importantes como a Promotoria e Curadoria do Meio Ambiente, o Centro de Controle de Zoonoses e o 4º GB estão desenvolvendo atividades para conscientizar a população no intento de evitar casos de acidentes com abelhas e como proceder caso necessitem da captura delas, além de mencionar sua importância na natureza já que nos proporcionam inúmeros benefícios. De acordo com a ecóloga Aline Andrade, em Petrolina, só neste ano, o Corpo de Bombeiros e o CCZ receberam um total de 346 ocorrências relacionadas a esses insetos (~1 por dia).

Os atendimentos envolvendo captura de abelhas demandam atenção dos militares e técnicos devido aos riscos e locais em que esses insetos buscam instalar suas colmeias. Segundo Aline, essa intervenção deve ser rápida e não oferecer riscos aos profissionais e comunidade em geral. “Por este motivo, uma equipe capacitada fazendo uso de técnicas invasivas não letais para as abelhas e com baixo risco à saúde humana é de extrema importância. Da mesma forma, trabalhos em parceria com os órgãos municipais de saúde e educação são necessários para que os enxames resgatados tenham chances de sobrevivência e manejo”, explicou.

 

SOS Resgate de Abelhas da Cidade de Petrolina-PE

O grupo é formado por 36 membros, destes 6 são técnicos da prefeitura disponíveis para realização do resgate. Conta com parceiros como Cemafauna – idealizador e fundador (coordenação dos cursos de capacitação), Promotoria e Curadoria do Meio Ambiente de Petrolina – fundador e colaborador, IF Baiano – colaborador, Corpo de Bombeiros – colaborador, Setores Municipais da Conservação do Meio Ambiente e Saúde Humana – colaborador/executor, Centro de Zoonoses – colaborador/executor, Ascamp (Associação de Criadores de Abelhas do Município de Petrolina) – colaborador. Tem sua sede no Centro de Controle de Zoonoses em Petrolina e disponibiliza telefone para contato: (87) 3867-4774.

Fonte: Jaquelyne Costa/ Ascom Cemafauna
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras
1 2 3 4 5 6

Agende sua visita

Para agendar sua visita clique aqui e preencha o formulário. Em breve entraremos em contato.

Ficaremos felizes com sua visita.

Nossa atuação

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga tem sua sede em Petrolina-PE, mas sua área de atuação estende-se por todo o semiárido nordestino do Brasil, que compreende uma extensão de 982.563,3 km². Além dos diversos municípios que abrigam a obra do Projeto de Integração do São Francisco nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, o Centro também realiza ações no estado da Bahia participando de operações de fiscalização ambiental a exemplo da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) realizada pelo Ministério Público da Bahia em parceria com diversos órgãos ambientais. 

Quem somos e o que fazemos? Confira aqui!

Nessa reportagem, exibida no programa "Como Será?" no dia 11 de julho de 2015, você confere como é feito o trabalho de conservação e manejo de fauna realizado pelos analistas ambientais, professores e estagiários do Cemafauna Caatinga, nas áreas sob influência do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF).  

Conheça o trabalho do Cemafauna Caatinga assistindo este vídeo.

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga tem como missão desenvolver práticas de cunho socioambiental, buscando preservar o meio ambiente em favor dos animais do bioma caatinga. Para tanto, viabiliza ações nos âmbitos estrutural, tecnológico, educacional e pedagógico, nutricional e humano. 

Compre aqui seu exemplar de 'Caatinga Selvagem'!

Acesse o link acima e saiba como adquiri-lo. 

Em fevereiro/2012 um grupo contendo 46 Amazona aestiva, oriundos do comércio ilegal, foram liberados em um recinto com área de aproximadamente 750m² e com 8 metros de altura. Em abril/2012, 04 (quatro) ovos de A. aestiva foram encontrados nos troncos, mostrando que é possivel estabelecer um programa sério de reabilitação dessa espécie e de outras espécies. Esse projeto é uma parceria entre a CPRH, IBAMA-Recife e CEMAFAUNA.

Serviços

¬ mais serviços

CEMAFAUNA CAATINGA

Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br

(87) 2101-4853 / 2101-4821 / 2101-4818

cemafauna@univasf.edu.br

 

UNIVASF

Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco