21/12
2018
Nos próximos dias 26 e 27 desse mês, o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) promoverá o segundo ciclo de capacitação de resgate de abelhas para membros do 4º Grupamento de Bombeiros de Petrolina (4º GB) e servidores da Secretaria de Saúde e Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA). O primeiro ciclo aconteceu em outubro e capacitou 25 bombeiros e cinco servidores do Centro de Zoonoses de Petrolina.
A capacitação, a ser ministrada pela professora e analista ambiental do centro, Aline Andrade, acontecerá num primeiro momento no auditório do Museu de Fauna da Caatinga para conteúdo teórico, já a prática se dará no apiário da Associação dos Criadores de Abelhas do Município de Petrolina (Ascamp), localizada no Núcleo 7 do Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho, zona rural de Petrolina.
IWSS gerando resultados
Em setembro desse ano, o Cemafauna, juntamente a parceiros como Embrapa Semiárido, IF Baiano, Sebrae e Valeagro, realizou o I Workshop “Sistema Sustentável – Abelhas, Agricultura e Saúde Humana”, com programação dedicada a tratar sobre diversas temáticas relacionadas às abelhas. Dentre esses temas, a criação de grupos de resgate na região foi bastante discutida, tendo em vista a necessidade tanto local quanto regional de profissionais atuando nesse seguimento. O IWSS rendeu frutos e desde setembro deste ano Petrolina dispõe do SOS Resgate de Abelhas, pioneiro na cidade, com sede no Centro de Controle de Zoonoses. Em Aracaju-SE e em Senhor do Bonfim-BA, também foram implementados grupos com a mesma nomenclatura, resultado da participação de membros do Instituto Federal de Sergipe no Workshop.
Em Petrolina, parceiros importantes como a Promotoria e Curadoria do Meio Ambiente, o Centro de Controle de Zoonoses e o 4º GB estão desenvolvendo atividades para conscientizar a população no intento de evitar casos de acidentes com abelhas e como proceder caso necessitem da captura delas, além de mencionar sua importância na natureza já que nos proporcionam inúmeros benefícios. De acordo com a ecóloga Aline Andrade, em Petrolina, só neste ano, o Corpo de Bombeiros e o CCZ receberam um total de 346 ocorrências relacionadas a esses insetos (~1 por dia).
Os atendimentos envolvendo captura de abelhas demandam atenção dos militares e técnicos devido aos riscos e locais em que esses insetos buscam instalar suas colmeias. Segundo Aline, essa intervenção deve ser rápida e não oferecer riscos aos profissionais e comunidade em geral. “Por este motivo, uma equipe capacitada fazendo uso de técnicas invasivas não letais para as abelhas e com baixo risco à saúde humana é de extrema importância. Da mesma forma, trabalhos em parceria com os órgãos municipais de saúde e educação são necessários para que os enxames resgatados tenham chances de sobrevivência e manejo”, explicou.
SOS Resgate de Abelhas da Cidade de Petrolina-PE
O grupo é formado por 36 membros, destes 6 são técnicos da prefeitura disponíveis para realização do resgate. Conta com parceiros como Cemafauna – idealizador e fundador (coordenação dos cursos de capacitação), Promotoria e Curadoria do Meio Ambiente de Petrolina – fundador e colaborador, IF Baiano – colaborador, Corpo de Bombeiros – colaborador, Setores Municipais da Conservação do Meio Ambiente e Saúde Humana – colaborador/executor, Centro de Zoonoses – colaborador/executor, Ascamp (Associação de Criadores de Abelhas do Município de Petrolina) – colaborador. Tem sua sede no Centro de Controle de Zoonoses em Petrolina e disponibiliza telefone para contato: (87) 3867-4774.
Fonte: Jaquelyne Costa/ Ascom CemafaunaNossa atuação
O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga, sediado em Petrolina-PE, atua em todo o semiárido nordestino do Brasil, abrangendo uma área de 982.563,3 km². Além de contemplar os diversos municípios impactados pelo Projeto de Integração do São Francisco (PISF) nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, o Centro desempenha um papel fundamental na reabilitação de animais silvestres. Essas ações de conservação ex situ são realizadas em sua unidade do CETAS, onde animais provenientes das atividades de supressão do PISF e das operações de combate ao tráfico de fauna, conduzidas por órgãos municipais, estaduais e federais, são acolhidos e cuidados.
São 12 anos de monitoramento. Este é um monitoramento de fauna, de longa duração, realizado na Caatinga Sensu Stricto por nossos analistas ambientais e pesquisadores.
Conheça nossos produtos, publicações exclusivas sobre a Caatinga e obtenha maiores informações acessando a nossa loja virtual!
Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br
Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco