ARTIGOS

2019

Descoberta uma nova espécie de inseto hemiptero para a Caatinga

No ultimo dia 08 de janeiro foi publicado em uma revista científica internacional, a descoberta de uma nova espécie de inseto hemiptero  heteeróptero para a Caatinga - Pyrrhosphodrus caatingensis Lapischies & Forero sp. nov.

Essa nova espécie foi encontrada pela primeira vez nas proximidades do  Açúde Atalho no municipio de Brejo Santo, Ceará e nos municipios de Salgueiro e Floresta,  no estado de Pernambuco, fruto das ações de monitoramento da entomofauna terrestre do Projeto de Integraçao do Rio São Francisco (PISF), executado pela equipe técnica do CEMAFAUNA/UNIVASF.

A esp[ecie foi descrita pelo Biólogo Renato Portela Salomão, que atuou como colaborador no Cemafauna e atualmente está vinculado a Red de Ecoetología, Instituto de Ecología A. C., Xalapa, Veracruz, Mexico e pelos pesquisadores  Rita Lapischies (Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS), Dinitri Forero  (Laboratorio de Entomología, Departamento de Biología, Pontificia Universidad Javeriana, Bogotá, Colombia) e Aline Barcellos (Museu de Ciências Naturais, Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS).

Para saber mais sobre essa nova descoberta, acesse nosso site na aba artigos e tenha acesso ao trabalho.
Link: http://www.cemafauna.univasf.edu.br/arquivos/files/Lapischies,%20R_,%20et%20al_%202019.pdf
1 2 3 4 5 6

Agende sua visita

Para agendar sua visita clique aqui e preencha o formulário. Em breve entraremos em contato.

Ficaremos felizes com sua visita.

Nossa atuação

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga tem sua sede em Petrolina-PE, mas sua área de atuação estende-se por todo o semiárido nordestino do Brasil, que compreende uma extensão de 982.563,3 km². Além dos diversos municípios que abrigam a obra do Projeto de Integração do São Francisco nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, o Centro também realiza ações no estado da Bahia participando de operações de fiscalização ambiental a exemplo da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) realizada pelo Ministério Público da Bahia em parceria com diversos órgãos ambientais.

Quem somos e o que fazemos? Confira aqui!

Nessa reportagem, exibida no programa "Como Será?" no dia 11 de julho de 2015, você confere como é feito o trabalho de conservação e manejo de fauna realizado pelos analistas ambientais, professores e estagiários do Cemafauna Caatinga, nas áreas sob influência do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF).

Conheça o trabalho do Cemafauna Caatinga assistindo este vídeo.

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga tem como missão desenvolver práticas de cunho socioambiental, buscando preservar o meio ambiente em favor dos animais do bioma caatinga. Para tanto, viabiliza ações nos âmbitos estrutural, tecnológico, educacional e pedagógico, nutricional e humano.

Compre aqui seu exemplar de 'Caatinga Selvagem'!

Acesse o link acima e saiba como adquiri-lo.

Em fevereiro/2012 um grupo contendo 46 Amazona aestiva, oriundos do comércio ilegal, foram liberados em um recinto com área de aproximadamente 750m² e com 8 metros de altura. Em abril/2012, 04 (quatro) ovos de A. aestiva foram encontrados nos troncos, mostrando que é possivel estabelecer um programa sério de reabilitação dessa espécie e de outras espécies. Esse projeto é uma parceria entre a CPRH, IBAMA-Recife e CEMAFAUNA.

¬ mais serviços