Palestra - Onças da Caatinga: A história de um resgate

Onças da Caatinga: A história de um resgate

Dando continuidade ao programa mensal de sessões científicas 2019, o First Friday/Julho, projeto do Centro de Conservação e Manejo da Fauna da Caatinga - CEMAFAUNA (UNIVASF) receberá a Dra. Claudia Bueno de Campos, bióloga responsável pela coordenação do programa Amigos da Onça. Essa sessão do First Friday/Julho trará um relato do resgate da onça-pintada Luísa, realizado por pesquisadores do programa "Amigos da Onça" em parceria com os pesquisadores do CEMAFAUNA após semanas aprisionada dentro de uma caverna.

O Programa “Amigos da Onça: Grandes Predadores e Sociobiodiversidade na Caatinga”, do Instituto Pró-Carnívoros (Atibaia/SP), tem como principal objetivo promover a conservação da onça-parda (Puma concolor) e da onça-pintada (Panthera onca) no Bioma Caatinga. Atuando desde 2012, o Programa realiza uma ação pioneira para a redução de conflitos entre produtores rurais e onças, que pode ocasionar no abate de indivíduos destas espécies, por meio da mudança de manejo dos rebanhos (caprinos e ovinos) e da abordagem, dentro das dimensões humanas, do conjunto de percepções que o sertanejo (adultos e crianças) têm sobre as onças. O Programa também coleta informações para o estudo da ecologia e biologia destes grandes felinos para subsidiar ações de conservação destas espécies.

Além disso, o Programa propõe o desenvolvimento do papel social de valorização das mulheres como agentes educadoras, responsável por darem força e voz ao trabalho de preservação das onças em ambientes de Caatinga; e como membros sociais, catalizadoras da economia doméstica, uma vez que exercem a função de agricultoras, produtoras de alimentos para consumo familiar.

O First Friday acontece toda primeira sexta-feira de cada mês, no Auditório do Museu de Fauna da Caatinga, tendo seu calendário anual com sessões de maio a novembro. O evento é gratuito, mas com vagas limitadas. Confirme sua presença, ou a de seu grupo através do e-mail: museu.cemafauna@univasf.edu.br ou pelos telefones: (87) 2101.4818/ 4819.

Fonte: Jessica Viviane Amorim e Damiana Crivellare/ CEMAFAUNA