Notícias


Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

03/07
2019

Palestra - Onças da Caatinga: A história de um resgate

Onças da Caatinga: A história de um resgate

 

Dando continuidade ao programa mensal de sessões científicas 2019, o First Friday/Julho, projeto do Centro de Conservação e Manejo da Fauna da Caatinga - CEMAFAUNA (UNIVASF) receberá a Dra. Claudia Bueno de Campos, bióloga responsável pela coordenação do programa Amigos da Onça. Essa sessão do First Friday/Julho trará um relato do resgate da onça-pintada Luísa, realizado por pesquisadores do programa "Amigos da Onça" em parceria com os pesquisadores do CEMAFAUNA após semanas aprisionada dentro de uma caverna. 

O Programa “Amigos da Onça: Grandes Predadores e Sociobiodiversidade na Caatinga”, do Instituto Pró-Carnívoros (Atibaia/SP), tem como principal objetivo promover a conservação da onça-parda (Puma concolor) e da onça-pintada (Panthera onca) no Bioma Caatinga. Atuando desde 2012, o Programa realiza uma ação pioneira para a redução de conflitos entre produtores rurais e onças, que pode ocasionar no abate de indivíduos destas espécies, por meio da mudança de manejo dos rebanhos (caprinos e ovinos) e da abordagem, dentro das dimensões humanas, do conjunto de percepções que o sertanejo (adultos e crianças) têm sobre as onças. O Programa também coleta informações para o estudo da ecologia e biologia destes grandes felinos para subsidiar ações de conservação destas espécies.

Além disso, o Programa propõe o desenvolvimento do papel social de valorização das mulheres como agentes educadoras, responsável por darem força e voz ao trabalho de preservação das onças em ambientes de Caatinga; e como membros sociais, catalizadoras da economia doméstica, uma vez que exercem a função de agricultoras, produtoras de alimentos para consumo familiar.

O First Friday acontece toda primeira sexta-feira de cada mês, no Auditório do Museu de Fauna da Caatinga, tendo seu calendário anual com sessões de maio a novembro. O evento é gratuito, mas com vagas limitadas. Confirme sua presença, ou a de seu grupo através do e-mail: museu.cemafauna@univasf.edu.br ou pelos telefones: (87) 2101.4818/ 4819.

Fonte: Jessica Viviane Amorim e Damiana Crivellare/ CEMAFAUNA
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras
1 2 3

Nossa atuação

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga, sediado em Petrolina-PE, atua em todo o semiárido nordestino do Brasil, abrangendo uma área de 982.563,3 km². Além de contemplar os diversos municípios impactados pelo Projeto de Integração do São Francisco (PISF) nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, o Centro desempenha um papel fundamental na reabilitação de animais silvestres. Essas ações de conservação ex situ são realizadas em sua unidade do CETAS, onde animais provenientes das atividades de supressão do PISF e das operações de combate ao tráfico de fauna, conduzidas por órgãos municipais, estaduais e federais, são acolhidos e cuidados.

Conheça nossos resultados!

São 12 anos de monitoramento. Este é um monitoramento de fauna, de longa duração, realizado na Caatinga Sensu Stricto por nossos analistas ambientais e pesquisadores. 

Já visitou a nossa loja?

Conheça nossos produtos, publicações exclusivas sobre a Caatinga e obtenha maiores informações acessando a nossa loja virtual

Serviços

mais serviços

CEMAFAUNA CAATINGA

Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br

cemafauna@univasf.edu.br

 

UNIVASF

Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco