Notícias


Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

03/07
2019

Palestra - Onças da Caatinga: A história de um resgate

Onças da Caatinga: A história de um resgate

 

Dando continuidade ao programa mensal de sessões científicas 2019, o First Friday/Julho, projeto do Centro de Conservação e Manejo da Fauna da Caatinga - CEMAFAUNA (UNIVASF) receberá a Dra. Claudia Bueno de Campos, bióloga responsável pela coordenação do programa Amigos da Onça. Essa sessão do First Friday/Julho trará um relato do resgate da onça-pintada Luísa, realizado por pesquisadores do programa "Amigos da Onça" em parceria com os pesquisadores do CEMAFAUNA após semanas aprisionada dentro de uma caverna. 

O Programa “Amigos da Onça: Grandes Predadores e Sociobiodiversidade na Caatinga”, do Instituto Pró-Carnívoros (Atibaia/SP), tem como principal objetivo promover a conservação da onça-parda (Puma concolor) e da onça-pintada (Panthera onca) no Bioma Caatinga. Atuando desde 2012, o Programa realiza uma ação pioneira para a redução de conflitos entre produtores rurais e onças, que pode ocasionar no abate de indivíduos destas espécies, por meio da mudança de manejo dos rebanhos (caprinos e ovinos) e da abordagem, dentro das dimensões humanas, do conjunto de percepções que o sertanejo (adultos e crianças) têm sobre as onças. O Programa também coleta informações para o estudo da ecologia e biologia destes grandes felinos para subsidiar ações de conservação destas espécies.

Além disso, o Programa propõe o desenvolvimento do papel social de valorização das mulheres como agentes educadoras, responsável por darem força e voz ao trabalho de preservação das onças em ambientes de Caatinga; e como membros sociais, catalizadoras da economia doméstica, uma vez que exercem a função de agricultoras, produtoras de alimentos para consumo familiar.

O First Friday acontece toda primeira sexta-feira de cada mês, no Auditório do Museu de Fauna da Caatinga, tendo seu calendário anual com sessões de maio a novembro. O evento é gratuito, mas com vagas limitadas. Confirme sua presença, ou a de seu grupo através do e-mail: museu.cemafauna@univasf.edu.br ou pelos telefones: (87) 2101.4818/ 4819.

Fonte: Jessica Viviane Amorim e Damiana Crivellare/ CEMAFAUNA
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras
1 2 3 4 5 6

Agende sua visita

Para agendar sua visita clique aqui e preencha o formulário. Em breve entraremos em contato.

Ficaremos felizes com sua visita.

Nossa atuação

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga tem sua sede em Petrolina-PE, mas sua área de atuação estende-se por todo o semiárido nordestino do Brasil, que compreende uma extensão de 982.563,3 km². Além dos diversos municípios que abrigam a obra do Projeto de Integração do São Francisco nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, o Centro também realiza ações no estado da Bahia participando de operações de fiscalização ambiental a exemplo da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) realizada pelo Ministério Público da Bahia em parceria com diversos órgãos ambientais. 

Quem somos e o que fazemos? Confira aqui!

Nessa reportagem, exibida no programa "Como Será?" no dia 11 de julho de 2015, você confere como é feito o trabalho de conservação e manejo de fauna realizado pelos analistas ambientais, professores e estagiários do Cemafauna Caatinga, nas áreas sob influência do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF).  

Conheça o trabalho do Cemafauna Caatinga assistindo este vídeo.

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga tem como missão desenvolver práticas de cunho socioambiental, buscando preservar o meio ambiente em favor dos animais do bioma caatinga. Para tanto, viabiliza ações nos âmbitos estrutural, tecnológico, educacional e pedagógico, nutricional e humano. 

Compre aqui seu exemplar de 'Caatinga Selvagem'!

Acesse o link acima e saiba como adquiri-lo. 

Em fevereiro/2012 um grupo contendo 46 Amazona aestiva, oriundos do comércio ilegal, foram liberados em um recinto com área de aproximadamente 750m² e com 8 metros de altura. Em abril/2012, 04 (quatro) ovos de A. aestiva foram encontrados nos troncos, mostrando que é possivel estabelecer um programa sério de reabilitação dessa espécie e de outras espécies. Esse projeto é uma parceria entre a CPRH, IBAMA-Recife e CEMAFAUNA.

Serviços

¬ mais serviços

CEMAFAUNA CAATINGA

Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br

(87) 2101-4853 / 2101-4818

cemafauna@univasf.edu.br

 

UNIVASF

Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco