14/12
2023
Pesquisadores, estudantes e autoridades estiveram presentes no lançamento do livro “Avifauna: Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional”, realizado na segunda-feira (11). A obra é resultado da parceria entre o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR). Na oportunidade, representantes do MIDR, que participaram do evento, também visitaram as sedes do Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (Nema), do Centro de Estudos em Biologia Vegetal (Cebive) e do Espaço Arte, Ciência e Cultura (EACC) da Univasf.
O evento ocorreu durante a manhã no auditório do Cemafauna, no Campus Ciências Agrárias (CCA) da Univasf, em Petrolina (PE). Estiveram presentes a reitora em exercício, Lucia Marisy de Oliveira, e os coordenadores do Cemafauna, Luiz Cezar Machado e Patrícia Nicola. Também participaram o diretor do Departamento de Projetos Estratégicos (DPE) do MIDR, Oscálmi Freitas, e a coordenadora geral dos Programas Ambientais, Elianeiva Odisio.
Durante o lançamento, o autor Paulo Sambugaro apresentou os processos para elaboração do livro, desde as ações de monitoramento das aves nas áreas de influência do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) até a impressão da obra. Em seguida, foi realizada uma sessão de autógrafos do livro lançado e do “Guia para identificação de Insetos na Caatinga”, de autoria de estudantes da Univasf.
De acordo com Sambugaro, o livro é indicado para a comunidade acadêmica e para qualquer pessoa interessada no tema. “De forma muito profunda, abordamos informações relevantes sobre a avifauna e mostramos que é possível fazer um empreendimento de larga escala como o PISF, reduzindo ao máximo os impactos ambientais e produzindo conhecimento”, explicou o autor.
Para a reitora em exercício da Univasf, Lucia Marisy, a publicação do livro é importante para a divulgação do conhecimento produzido na Universidade. “Esta produção possibilita que a sociedade tenha acesso a informações muito importantes sobre uma grande diversidade de espécies de aves da Caatinga, o que comprova a preocupação da Universidade em produzir obras relevantes e de divulgar este conhecimento”, ressaltou.
Ainda durante a manhã, o diretor do DPE/MIDR, Oscálmi Freitas e a coordenadora dos Programas Ambientais, Elianeiva Odisio, visitaram as sedes do Nema e do Cebive, guiados pelos coordenadores, os professores Renato Garcia e Daniel Pifano. Além de percorrerem a estrutura, conversaram sobre suas ações e resultados alcançados. Já de tarde, conheceram o novo prédio do EACC, localizado na Orla de Petrolina (PE).
De acordo com o diretor do DPE/MIDR, Oscálmi Freitas, a visita à Univasf foi produtiva. “É muito gratificante estarmos na Univasf para conversar, ver os esforços que têm sido feitos e agradecer a todos por todo trabalho desempenhado ao longo destes anos. Também manter as portas abertas no Ministério para que a gente possa seguir atuando em conjunto, aproximando a questão ambiental com o desenvolvimento da população”, ressaltou.
Avifauna – O livro “Avifauna: Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional” é organizado por Paulo Sambugaro, Aline Andrade, Elizabete Karlla Rios, Patrícia Nicola e Luiz Pereira. A publicação está disponível na loja física do Cemafauna e também para envio para outras localidades, por meio de solicitação, através do e-mail cemafauna@univasf.edu.br.
Fonte: Notícias - ASCOM UNIVASF Link: https://portais.univasf.edu.br/noticias/cemafauna-reune-estudiosos-e-autoridades-em-lancamento-de-livro-sobre-avesNossa atuação
O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga, sediado em Petrolina-PE, atua em todo o semiárido nordestino do Brasil, abrangendo uma área de 982.563,3 km². Além de contemplar os diversos municípios impactados pelo Projeto de Integração do São Francisco (PISF) nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, o Centro desempenha um papel fundamental na reabilitação de animais silvestres. Essas ações de conservação ex situ são realizadas em sua unidade do CETAS, onde animais provenientes das atividades de supressão do PISF e das operações de combate ao tráfico de fauna, conduzidas por órgãos municipais, estaduais e federais, são acolhidos e cuidados.
São 12 anos de monitoramento. Este é um monitoramento de fauna, de longa duração, realizado na Caatinga Sensu Stricto por nossos analistas ambientais e pesquisadores.
Conheça nossos produtos, publicações exclusivas sobre a Caatinga e obtenha maiores informações acessando a nossa loja virtual!
Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br
Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco