Museu de Fauna da Caatinga participa da 22ª Semana Nacional de Museus

Este ano, a 22ª edição da Semana Nacional de Museus traz o tema "Museus, Educação e Pesquisa". A escolha do tema, proposto anualmente pelo Conselho Internacional de Museus – ICOM para o Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio, apresenta uma reflexão sobre a fundamental atuação dos museus como impulsionadores de educação e pesquisa.

Os museus abarcam, necessariamente, dimensão educativa reconhecida pela sociedade e desempenham uma relevante função ao promover ambientes enriquecedores para seus visitantes, para a sua comunidade, para estudantes e professores. Através de exposições interativas, visitas acompanhadas, oficinas e palestras, entre outras propostas, essas instituições estimulam a disseminação do conhecimento de forma prática, abrangente e convidativa.

Celebrando a 22ª Semana Nacional de Museus, o Museu de Fauna da Caatinga traz uma programação especial em parceria com a Facepe, em sintonia com o tema: 'Museus, Educação e Pesquisa' proposto pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM). Confira nossas atividades:

VISITA:

Dia: 13/05/2024 - 10h às 11h

Público: Estudantes do Curso de Medicina Veterinária - UNIVASF

Local: Museu de Fauna da Caatinga

AÇÃO EDUCATIVA:

"Fauna da Caatinga: Conhecer para Preservar

Dia: 14/05/2024 - 14h às 15h

Descrição: Essa atividade irá trabalhar a educação ambiental utilizando animais taxidermizados da fauna da Caatinga.

O público-alvo será crianças de 6 a 11 anos.

Local: Escola Municipal Ariano Suassuna

PALESTRA:

"ilustrações Científicas promovendo Educação Ambiental”

Dia: 15/05/2024 - 9h30min às 11h

Palestrante: Dra. Daniela Bená (MZUSP)

Local: Evento Online  COM CERTIFICADO

Dia: 15/05/2024 - 14h às 15h30min

Dia: 16/05/2024 -9h às 10h30min

Dia: 16/05/2024 - 14h às 15h30min

PALESTRA:

"Promovendo acessibilidade e educação através de espaços museológicos”

Dia: 17/05/2024 - 14h às 15h30min

Palestrante:

Local: Evento Online  COM CERTIFICADO

Para as palestras que acontecerão de maneira remota, com transmissão pelo nosso canal do Youtube, pedimos que os interessados se inscrevam no site: Even3, para garantir o recebimento do seu certificado.

Aguardamos vocês!

Nossa atuação

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga, sediado em Petrolina-PE, atua em todo o semiárido nordestino do Brasil, abrangendo uma área de 982.563,3 km². Além de contemplar os diversos municípios impactados pelo Projeto de Integração do São Francisco (PISF) nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, o Centro desempenha um papel fundamental na reabilitação de animais silvestres. Essas ações de conservação ex situ são realizadas em sua unidade do CETAS, onde animais provenientes das atividades de supressão do PISF e das operações de combate ao tráfico de fauna, conduzidas por órgãos municipais, estaduais e federais, são acolhidos e cuidados.

São 12 anos de monitoramento. Este é um monitoramento de fauna, de longa duração, realizado na Caatinga Sensu Stricto por nossos analistas ambientais e pesquisadores.

Já visitou a nossa loja?

Conheça nossos produtos, publicações exclusivas sobre a Caatinga e obtenha maiores informações acessando a nossa loja virtual