17/10
2024
A bolsista Maria Isabel Pinheiro de Almeida, do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna), foi premiada entre os melhores trabalhos apresentados no XV Seminário de Pesquisa e XVI Encontro de Iniciação Científica do ICMBio, realizado entre os dias 4 e 10 de outubro na sede do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em Brasília-DF. A pesquisa premiada, orientada pela professora e pesquisadora Aline Andrade, investigou o impacto de abelhas africanizadas nas áreas de proteção da Ararinha-azul em Curaçá-BA.
O estudo intitulado “Monitoramento de abelhas africanizadas no Refúgio de Vida Silvestre e na Área de Proteção Ambiental da Ararinha Azul” é parte das ações do PAN Ararinha-azul. O trabalho buscou compreender como a presença dessas abelhas pode limitar as oportunidades de nidificação (criação de ninhos) das ararinhas, impactando diretamente o sucesso da sua reintrodução no ambiente natural.
“Ter esse reconhecimento é uma grande conquista, não apenas pessoalmente, mas para todo o grupo de pesquisa. Isso reforça a relevância de todo o trabalho feito para a conservação e nos motiva a seguir contribuindo para o desenvolvimento científico e ambiental”, celebrou Maria Isabel ao falar sobre o prêmio.
A pesquisadora Aline Andrade destacou a importância da premiação para o Cemafauna e seus bolsistas e estagiários: “Essa conquista é um reflexo da qualidade dos projetos desenvolvidos no Cemafauna, do esforço e dedicação dos nossos bolsistas. Iniciativas como essa mostram como a pesquisa científica pode gerar impacto significativo na conservação de espécies ameaçadas e tão importantes para a biodiversidade da Caatinga”, reforçou Aline.
Além de Maria Isabel, os demais bolsistas Igor Ribeiro Silva, Ludwig Lima Nunes, e Sara Letícia Barbosa Rodrigues dos Santos também participaram do evento com seus artigos em exposição.
Nossa atuação
O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga, sediado em Petrolina-PE, atua em todo o semiárido nordestino do Brasil, abrangendo uma área de 982.563,3 km². Além de contemplar os diversos municípios impactados pelo Projeto de Integração do São Francisco (PISF) nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, o Centro desempenha um papel fundamental na reabilitação de animais silvestres. Essas ações de conservação ex situ são realizadas em sua unidade do CETAS, onde animais provenientes das atividades de supressão do PISF e das operações de combate ao tráfico de fauna, conduzidas por órgãos municipais, estaduais e federais, são acolhidos e cuidados.
São 12 anos de monitoramento. Este é um monitoramento de fauna, de longa duração, realizado na Caatinga Sensu Stricto por nossos analistas ambientais e pesquisadores.
Conheça nossos produtos, publicações exclusivas sobre a Caatinga e obtenha maiores informações acessando a nossa loja virtual!
Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br
Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco