Notícias


Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

23/10
2024

Cemafauna apresenta atividades do Museu de Fauna da Caatinga na 1ª Oficina de Museus da FACEPE

A coordenadora do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna), sediado na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), a professora doutora Patrícia Nicola, participou da 1ª edição da ‘Oficina de Museus’, realizada pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE), nesta terça-feira (22). O evento foi realizado de forma online, por meio da plataforma Google Meet, e teve início às 8h30. 

A iniciativa reuniu os 23 coordenadores dos museus aprovados no edital 16/2024 para apresentar as atividades realizadas e compartilhar vídeos das instalações de cada museu, promovendo o acompanhamento e a avaliação das iniciativas. Cada coordenador teve 10 minutos para expor o trabalho desenvolvido e mais dois minutos para exibir um vídeo que mostrava as instalações do respectivo museu. Durante sua participação, a professora Patrícia Nicola destacou as ações desenvolvidas pelo Museu de Fauna da Caatinga, ressaltando a importância dos acervos científicos e educativos mantidos pela instituição, além de sua relevância na pesquisa e preservação de espécies endêmicas do bioma Caatinga.

“A presença do Cemafauna nesse encontro foi fundamental para reforçar a importância da educação científica e da conservação ambiental tanto pelo trabalho desenvolvido em campo com resgate, monitoramento e reabilitação de animais, quanto por meio do Museu de Fauna. E neste sentido, destaco o papel essencial do apoio da FACEPE que tem incentivado o desenvolvimento de projetos voltados para a pesquisa e para a popularização da ciência em todo o estado. Esse tipo de incentivo fortalece museus e centros de pesquisa, inspirando outras instituições a seguir o mesmo caminho, contribuindo para o desenvolvimento científico e cultural de Pernambuco e do Brasil”, declarou Patrícia.

O evento também representou uma oportunidade de integração entre os museus, fomentando a troca de experiências e promovendo uma maior visibilidade para as iniciativas realizadas no contexto científico e educativo.

 
Fonte: Texto: Jaquelyne Costa - Ascom Cemafauna/Univasf
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras
1 2 3

Nossa atuação

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga, sediado em Petrolina-PE, atua em todo o semiárido nordestino do Brasil, abrangendo uma área de 982.563,3 km². Além de contemplar os diversos municípios impactados pelo Projeto de Integração do São Francisco (PISF) nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, o Centro desempenha um papel fundamental na reabilitação de animais silvestres. Essas ações de conservação ex situ são realizadas em sua unidade do CETAS, onde animais provenientes das atividades de supressão do PISF e das operações de combate ao tráfico de fauna, conduzidas por órgãos municipais, estaduais e federais, são acolhidos e cuidados.

Conheça nossos resultados!

São 12 anos de monitoramento. Este é um monitoramento de fauna, de longa duração, realizado na Caatinga Sensu Stricto por nossos analistas ambientais e pesquisadores. 

Já visitou a nossa loja?

Conheça nossos produtos, publicações exclusivas sobre a Caatinga e obtenha maiores informações acessando a nossa loja virtual

Serviços

mais serviços

CEMAFAUNA CAATINGA

Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br

cemafauna@univasf.edu.br

 

UNIVASF

Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco