21/11
2024
SNCT: Cemafauna e NEMA destacam a conservação e monitoramento de biodiversidade no Sertão nordestino
Os programas ambientais do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna) e o Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (NEMA), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), participaram da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), entre os dias 5 e 10 deste mês. A iniciativa reforçou o compromisso das instituições com a preservação da biodiversidade nos estados beneficiados pela transposição do Rio São Francisco: Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte.
Durante os seis dias de evento, o stand do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) recebeu milhares de visitantes interessados nas iniciativas voltadas para mitigar os impactos da transposição do Rio São Francisco. O Cemafauna apresentou ações como manejo de espécies nativas, criação de acervos científicos e estratégias de reintrodução de animais na Caatinga. O NEMA destacou seus projetos de recuperação da vegetação nativa e atividades educativas voltadas à conscientização ambiental e à convivência sustentável.
Para a coordenadora do Cemafauna, professora Patrícia Nicola, o evento representou uma maneira valiosa para dialogar, trocar conhecimentos e compartilhar experiências. "Foi uma grande oportunidade compartilhar nosso trabalho com um público tão diversificado e engajado. Cada visitante que passou pelo stand do MIDR teve a chance de conhecer um pouco mais sobre os desafios e as conquistas de quem trabalha pela preservação ambiental e pelo bem-estar das comunidades do semiárido nordestino", destacou a coordenadora do Cemafauna, professora Patrícia Nicola.
"A divulgação científica é fundamental para que a população saiba o que o país gera de conhecimento. As universidades e os centros de pesquisa no Brasil produzem muito conhecimento. Até mesmo quando chamadas para auxiliar as grandes obras de infraestrutura, a ciência brasileira gera conhecimento e inovação. O NEMA e o Cemafauna são provas disso, por isso, considero a oportunidade de participar da SNCT em Brasília algo extraordinário e de extrema importância”, revelou o coordenador do NEMA, professor Renato Garcia.
Além de demonstrações práticas e exposições interativas, o Programa de Conservação de Fauna e Flora do PISF que integra o Cemafauna e o NEMA, aproveitou a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia para reforçar o papel essencial da ciência como ferramenta de transformação social e ambiental, inspirando as futuras gerações a se engajarem na causa.
“O envolvimento do Cemafauna e do NEMA na 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia reflete a importância da colaboração entre instituições governamentais, científicas e comunitárias para construir soluções sustentáveis que beneficiem tanto a biodiversidade quanto as populações humanas. A participação reafirma o nosso compromisso por meio desses programas com a ciência e a inovação como pilares fundamentais para a convivência sustentável no sertão nordestino”, destacou a coordenadora geral dos Programas Ambientais do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), Elianeiva Odisio.
Fonte: Texto: Jaquelyne Costa - Ascom Cemafauna/UnivasfNossa atuação
O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga, sediado em Petrolina-PE, atua em todo o semiárido nordestino do Brasil, abrangendo uma área de 982.563,3 km². Além de contemplar os diversos municípios impactados pelo Projeto de Integração do São Francisco (PISF) nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, o Centro desempenha um papel fundamental na reabilitação de animais silvestres. Essas ações de conservação ex situ são realizadas em sua unidade do CETAS, onde animais provenientes das atividades de supressão do PISF e das operações de combate ao tráfico de fauna, conduzidas por órgãos municipais, estaduais e federais, são acolhidos e cuidados.
São 12 anos de monitoramento. Este é um monitoramento de fauna, de longa duração, realizado na Caatinga Sensu Stricto por nossos analistas ambientais e pesquisadores.
Conheça nossos produtos, publicações exclusivas sobre a Caatinga e obtenha maiores informações acessando a nossa loja virtual!
Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br
Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco