Notícias


Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

02/12
2024

Bolsistas do Cemafauna e NEMA se destacam na 17ª SCIENTEX com projetos inovadores

 

Entre os dias 27 e 29 de novembro de 2024, o Campus de Petrolina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) foi palco da 17ª edição da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SCIENTEX), que neste ano celebrou os 20 anos da instituição com o tema: “Univasf: 20 anos transformando vidas e construindo o futuro no Semiárido”. O evento reuniu centenas de discentes, docentes e pesquisadores para compartilhar e debater os avanços acadêmicos em diversas áreas, dentre os participantes, destacaram-se os bolsistas do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna) e do Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (NEMA), ambos sediados no Campus de Ciências Agrárias da Univasf. 

 

Estudantes de ambos os centros de pesquisa apresentaram projetos na Mostra de Extensão da SCIENTEX/2024, e suas participações foram muito bem avaliadas, com indicações para menção honrosa, destacando a relevância das pesquisas realizadas. Um dos projetos em evidência foi “Desvendando a Realidade Museológica no Semiárido: Diversidade de Morcegos na Caatinga”, apresentado pelo bolsista Júlio César Neves Fonseca, orientado pela professora e coordenadora do Cemafauna, professora Patrícia Nicola. Este trabalho abordou a riqueza da fauna de morcegos no bioma Caatinga, além de ressaltar a importância da conservação e do acervo científico para o estudo da biodiversidade regional. O projeto, financiado com fomento externo, foi apresentado na 19ª Mostra de Extensão da SCIENTEX.

 

Outro destaque foi a bolsista Luany Stefany da Silva Lima, orientada pelo professor Renato Garcia, coordenador do NEMA, que apresentou o trabalho intitulado “Banco de Sementes do solo em área incendiada na Caatinga”, reforçando a atuação interdisciplinar do núcleo e sua contribuição para as práticas sustentáveis no Semiárido. Iasmin da Silva Leal, foi mais uma bolsista do NEMA a receber menção honrosa, orientada pelo professor Marco Aurélio Franca, com o projeto aprovado e financiado com fomento externo intitulado “Painel Informativo e Expositivo Sobre Técnicas de Restauração em Áreas Degradadas da Caatinga”.

Os resultados obtidos pelos bolsistas do Cemafauna e do NEMA reforçam a relevância do incentivo à pesquisa e à extensão como ferramentas transformadoras, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a formação acadêmica de qualidade no contexto do Semiárido brasileiro. Segundo a coordenadora do Cemafauna, professora Patrícia Nicola, “esses projetos não só evidenciam o talento e a dedicação dos estudantes envolvidos, mas também reafirmam o papel do Cemafauna e do NEMA como centros de pesquisa de excelência, que contribuem diretamente para o avanço do conhecimento e para a conservação ambiental da nossa biodiversidade da Caatinga”.

Segundo o coordenador do NEMA, professor Renato Garcia, "os trabalhos apresentados pelos bolsistas são reflexo de um esforço coletivo que une pesquisa, extensão e impacto social. Projetos como esses fortalecem o papel do NEMA como um núcleo de referência em práticas sustentáveis e no desenvolvimento de soluções para os desafios ambientais do Semiárido”.

Fotos: Rovani Araújo
Videomaker e Social media do Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (NEMA) e do Centro de Estudos em Biodiversidade Vegetal (CEBIVE)

 
Fonte: Texto: Jaquelyne Costa - Ascom Cemafauna/Univasf
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras
1 2 3

Nossa atuação

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga, sediado em Petrolina-PE, atua em todo o semiárido nordestino do Brasil, abrangendo uma área de 982.563,3 km². Além de contemplar os diversos municípios impactados pelo Projeto de Integração do São Francisco (PISF) nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, o Centro desempenha um papel fundamental na reabilitação de animais silvestres. Essas ações de conservação ex situ são realizadas em sua unidade do CETAS, onde animais provenientes das atividades de supressão do PISF e das operações de combate ao tráfico de fauna, conduzidas por órgãos municipais, estaduais e federais, são acolhidos e cuidados.

Conheça nossos resultados!

São 12 anos de monitoramento. Este é um monitoramento de fauna, de longa duração, realizado na Caatinga Sensu Stricto por nossos analistas ambientais e pesquisadores. 

Já visitou a nossa loja?

Conheça nossos produtos, publicações exclusivas sobre a Caatinga e obtenha maiores informações acessando a nossa loja virtual

Serviços

mais serviços

CEMAFAUNA CAATINGA

Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br

cemafauna@univasf.edu.br

 

UNIVASF

Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco