Notícias


Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

06/01
2025

Colônia de Férias ‘Ceminha’ tem início com muita diversão e aprendizado sobre a biodiversidade da Caatinga

Nesta segunda-feira (6), o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna), localizado no Campus de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), deu início à Colônia de Férias 'Ceminha'. A primeira turma, composta por 15 crianças entre seis e oito anos, começou uma semana cheia de descobertas e aprendizado. Durante as manhãs, de segunda a sexta-feira, os pequenos participarão de atividades lúdicas e educativas especialmente planejadas para explorar a biodiversidade da Caatinga, combinando diversão com momentos enriquecedores de conhecimento.

Entre as atividades realizadas nesta segunda-feira, destacou-se o bingo “Que bicho sou eu?”, que desafiou as crianças a identificarem animais a partir de pistas curiosas. Além disso, elas fizeram uma visita guiada ao hall do Museu de Fauna da Caatinga, onde puderam conhecer de perto as riquezas do bioma sertanejo, aprender a identificar pegadas de animais e explorar a importância das abelhas no ecossistema. A atividade incluiu a observação de exemplares da coleção científica de abelhas da Caatinga do Museu, mostrando a diversidade de espécies que habitam a região.

Para a professora Patricia Nicola, coordenadora do Cemafauna, a proposta da Colônia de Férias é uma maneira inovadora de unir ciência e diversão. "Promover uma colônia de férias voltada à biodiversidade é a nossa forma de fazer educação científica de maneira lúdica e acessível. Queremos despertar, desde cedo, o interesse pelo conhecimento sobre a fauna da Caatinga e, ao mesmo tempo, incentivar o senso de conservação ambiental. É um prazer ver a curiosidade e o entusiasmo das crianças ao aprender sobre a importância de preservar o nosso bioma. Estamos plantando sementes de consciência ecológica para o futuro."

O projeto 'Ceminha' segue até o final de janeiro, contando com três turmas, uma por semana, e atividades planejadas para explorar o rico universo do bioma em que habitamos.

 Fotos: Rovani Araújo 
Fonte: Texto: Jaquelyne Costa - Ascom Cemafauna/Univasf
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras
1 2 3

Nossa atuação

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga, sediado em Petrolina-PE, atua em todo o semiárido nordestino do Brasil, abrangendo uma área de 982.563,3 km². Além de contemplar os diversos municípios impactados pelo Projeto de Integração do São Francisco (PISF) nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, o Centro desempenha um papel fundamental na reabilitação de animais silvestres. Essas ações de conservação ex situ são realizadas em sua unidade do CETAS, onde animais provenientes das atividades de supressão do PISF e das operações de combate ao tráfico de fauna, conduzidas por órgãos municipais, estaduais e federais, são acolhidos e cuidados.

Conheça nossos resultados!

São 12 anos de monitoramento. Este é um monitoramento de fauna, de longa duração, realizado na Caatinga Sensu Stricto por nossos analistas ambientais e pesquisadores. 

Já visitou a nossa loja?

Conheça nossos produtos, publicações exclusivas sobre a Caatinga e obtenha maiores informações acessando a nossa loja virtual

Serviços

mais serviços

CEMAFAUNA CAATINGA

Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br

cemafauna@univasf.edu.br

 

UNIVASF

Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco