27/01
2025
O Museu de Fauna da Caatinga (MFC), vinculado ao Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna), retomará suas atividades normais a partir de fevereiro, após um período de atendimento reduzido em janeiro. Durante o primeiro mês do ano, o museu operou apenas no turno da tarde, das 14h às 17h, recebendo exclusivamente visitas individuais, enquanto as visitas escolares foram temporariamente suspensas devido à realização da colônia de férias "Ceminha".
Com a retomada das atividades regulares, o Museu volta a receber grupos escolares e visitantes em seus horários habituais, proporcionando uma experiência completa de aprendizado e contato com a rica biodiversidade da Caatinga. Desde sua inauguração, em 2012, mais de 27 mil pessoas já visitaram o museu, consolidando-o como um importante espaço de educação ambiental e pesquisa.
A entrada para o Museu de Fauna da Caatinga é gratuita, e o funcionamento ocorre de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã, das 8h às 12h, e da tarde, das 14h às 17h. O museu está localizado na sede do Cemafauna, no Campus de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), zona rural de Petrolina. O endereço é BR-407, Km 12, Projeto de Irrigação Senador Nilo Coelho, Núcleo Rural C-1, em Petrolina, Sertão pernambucano.
Os agendamentos para visitas devem ser realizados de forma antecipada. Para grupos escolares de até 50 pessoas, o agendamento deve ser feito exclusivamente pelo link: https://calendly.com/museu-cemafauna-univasf. Já para visitas particulares, que abrangem de 1 a 10 pessoas, o agendamento deve ser realizado pelo link: https://calendly.com/mfc_particulares. Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail: museu.cemafauna@univasf.edu.br.
Nossa atuação
O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga, sediado em Petrolina-PE, atua em todo o semiárido nordestino do Brasil, abrangendo uma área de 982.563,3 km². Além de contemplar os diversos municípios impactados pelo Projeto de Integração do São Francisco (PISF) nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, o Centro desempenha um papel fundamental na reabilitação de animais silvestres. Essas ações de conservação ex situ são realizadas em sua unidade do CETAS, onde animais provenientes das atividades de supressão do PISF e das operações de combate ao tráfico de fauna, conduzidas por órgãos municipais, estaduais e federais, são acolhidos e cuidados.
São 12 anos de monitoramento. Este é um monitoramento de fauna, de longa duração, realizado na Caatinga Sensu Stricto por nossos analistas ambientais e pesquisadores.
Conheça nossos produtos, publicações exclusivas sobre a Caatinga e obtenha maiores informações acessando a nossa loja virtual!
Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br
Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco