25/08
2025
No próximo dia 05 de setembro, o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna) realiza a 3ª edição do First Friday 2025, um encontro que une ciência, cultura e divulgação do conhecimento no Sertão do São Francisco. O evento acontecerá às 9h, no auditório do Museu de Fauna da Caatinga, localizado no Cemafauna localizado no Campus de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina-PE.
O tema desta edição é “A importância da Etnozoologia para a Conservação da Biodiversidade”, conduzido pelo professor Dr. Felipe Silva Ferreira. A etnozoologia é uma área de estudo que investiga as relações entre os seres humanos e os animais, considerando aspectos culturais, sociais e ambientais, o que contribui diretamente para pensar estratégias de conservação mais efetivas e sensíveis à realidade das comunidades locais.
O First Friday tem se consolidado como um espaço de diálogo acessível e dinâmico sobre ciência, atraindo um público diverso, de diferentes idades e formações. A cada edição, além da palestra, os participantes têm a oportunidade de realizar um passeio pelo Museu de Fauna da Caatinga, que guarda um acervo de cerca de 60 exemplares de animais silvestres taxidermizados, todos representativos do bioma Caatinga. O espaço desperta curiosidade e possibilita uma maior conexão entre a comunidade e a biodiversidade regional. Com início às 9h, a programação tem duração mínima de uma hora e propõe uma reflexão coletiva sobre a ciência e seu papel no dia a dia. As inscrições para esta edição custam R$ 5,00, são limitadas a 70 participantes e devem ser realizadas por meio de formulário on-line https://forms.gle/kNqAMwCyTXi1fVX87 . O pagamento será efetuado no dia do evento, e ao final os inscritos receberão certificado de participação.
Sobre o Palestrante
Biólogo, graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Regional do Cariri (2005), Mestre em Bioprospecção Molecular pela Universidade Regional do Cariri (2009) e Doutor em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal da Paraíba (2013). Atualmente, é Professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), lotado no Colegiado de Ecologia, e credenciado no Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde e Biológicas - UNIVASF (Mestrado e Doutorado). Possui experiência na área de Zoologia, com ênfase em Etnozoologia, mais precisamente nos seguintes temas: padrões e processos relacionados a sistemas socioecológicos, caça, zooterapia e efeito da cultura (tabus e crenças) na relação humanidade/animais.

Nossa atuação
O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga, sediado em Petrolina-PE, atua em todo o semiárido nordestino do Brasil, abrangendo uma área de 982.563,3 km². Além de contemplar os diversos municípios impactados pelo Projeto de Integração do São Francisco (PISF) nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, o Centro desempenha um papel fundamental na reabilitação de animais silvestres. Essas ações de conservação ex situ são realizadas em sua unidade do CETAS, onde animais provenientes das atividades de supressão do PISF e das operações de combate ao tráfico de fauna, conduzidas por órgãos municipais, estaduais e federais, são acolhidos e cuidados.
São 12 anos de monitoramento. Este é um monitoramento de fauna, de longa duração, realizado na Caatinga Sensu Stricto por nossos analistas ambientais e pesquisadores.

Conheça nossos produtos, publicações exclusivas sobre a Caatinga e obtenha maiores informações acessando a nossa loja virtual!
Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br
Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco