08/09
2025


O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio do Museu de Fauna da Caatinga, realizou nesta sexta-feira (5) a 3ª sessão do First Friday 2025, projeto que a cada primeira sexta-feira do mês reúne ciência, cultura e troca de saberes no Sertão do São Francisco. Nesta edição, o tema discutido foi “A importância da Etnozoologia para a Conservação da Biodiversidade”, conduzido pelo professor Felipe Silva Ferreira. O encontro, realizado no auditório do Museu, reuniu estudantes, professores, pesquisadores e público interessado em compreender como a relação entre seres humanos e animais pode ser uma chave poderosa para a conservação da biodiversidade.
O professor Felipe Ferreira destacou que a proposta do First Friday é essencial para aproximar teoria e prática no campo das ciências biológicas: "A importância de discutir esse tema aqui é justamente aproximar estudantes e profissionais, reforçando o quanto é essencial que eles participem cada vez mais desses espaços. Muitas vezes, o que se aprende em sala de aula fica restrito à teoria, sem que o estudante consiga visualizar como aplicar esse conhecimento. A proposta dessa palestra é justamente abrir essa perspectiva, mostrando a aplicabilidade do tema”, ressaltou.
Quando se fala em etnozoologia, está se tratando de uma área que dialoga entre a Biologia e a Antropologia, buscando compreender como cultura e natureza se relacionam. “Isso abre possibilidades de entender a conservação sob novas lentes, considerando tanto a ação humana quanto a natural. É um espaço valioso porque o público que participa está em formação ou já atua na área, o que ajuda a visualizar onde estão as demandas e como se inserir nelas. Ainda temos carência de profissionais nessa área, e encontros como esse ajudam a despertar o interesse e tornar o aprendizado mais próximo da realidade”, finalizou o professor.
Para os estudantes, o evento também se torna uma oportunidade de ampliar horizontes acadêmicos e profissionais. O graduando em Ciências Biológicas da Univasf, Yuri Neves, reforçou a importância de iniciativas como essa para sua formação: "A iniciativa do First Friday é muito importante porque nos proporciona, a cada primeira sexta-feira do mês, o contato com temas que muitas vezes não aparecem nas disciplinas que temos em sala de aula. Isso desperta o interesse, gera perguntas e amplia o aprendizado para além do cotidiano acadêmico. No caso da palestra de hoje, achei o tema extremamente pertinente. A etnozoologia traz reflexões sobre como podemos pensar a conservação da biodiversidade a partir da relação entre pessoas e animais, levando em conta padrões de consumo, formas de uso e até processos de domesticação. Esse tipo de conhecimento é muito enriquecedor não só para nós estudantes, mas também para os profissionais do Cemafauna e para todos que participam”, destacou o estudante.
O First Friday tem se consolidado como um espaço de diálogo e formação no Museu de Fauna da Caatinga, fortalecendo o compromisso da Univasf com a divulgação científica e a valorização da Caatinga. O projeto segue com encontros mensais, sempre trazendo novos olhares e reflexões para a comunidade acadêmica e a sociedade em geral.


Nossa atuação
O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga, sediado em Petrolina-PE, atua em todo o semiárido nordestino do Brasil, abrangendo uma área de 982.563,3 km². Além de contemplar os diversos municípios impactados pelo Projeto de Integração do São Francisco (PISF) nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, o Centro desempenha um papel fundamental na reabilitação de animais silvestres. Essas ações de conservação ex situ são realizadas em sua unidade do CETAS, onde animais provenientes das atividades de supressão do PISF e das operações de combate ao tráfico de fauna, conduzidas por órgãos municipais, estaduais e federais, são acolhidos e cuidados.
São 12 anos de monitoramento. Este é um monitoramento de fauna, de longa duração, realizado na Caatinga Sensu Stricto por nossos analistas ambientais e pesquisadores.

Conheça nossos produtos, publicações exclusivas sobre a Caatinga e obtenha maiores informações acessando a nossa loja virtual!
Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br
Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco