16/12
2025

Na manhã desta segunda-feira (15), a equipe de monitores e supervisores da colônia de férias Ceminha participou de um importante momento formativo voltado à inclusão e ao cuidado. A psicóloga clínica Paula Feitosa ministrou a palestra “Ceminha e a neurodiversidade: estratégias e cuidados para uma colônia de férias mais inclusiva”, trazendo orientações práticas e reflexões fundamentais sobre o acolhimento de crianças neuroatípicas.
Durante o encontro, Paula esclareceu dúvidas recorrentes dos monitores sobre comportamentos, hiperfocos e formas adequadas de interação com crianças neurodivergentes. A palestra destacou a importância da escuta sensível, do respeito às individualidades e da criação de estratégias que favoreçam o bem-estar emocional e a autorregulação das crianças, sempre considerando suas particularidades.
A formação teve papel essencial especialmente para monitores que não tinham experiência prévia com crianças neuroatípicas. A partir da capacitação, a equipe passa a se sentir mais segura e preparada para atuar de forma empática, consciente e responsável, fortalecendo também o trabalho da equipe de supervisão, que estará à frente do acompanhamento diário durante toda a colônia de férias.
Segundo a psicóloga Paula Feitosa, a iniciativa contribui diretamente para a construção de um espaço mais inclusivo e acolhedor. “Essa capacitação é muito importante, principalmente para monitores que não têm o costume de lidar com crianças neuroatípicas. Com esse momento formativo, eles passam a estar mais preparados e mais capacitados para acolher essas crianças, assim como a equipe de supervisão, que está na linha de frente. Eu também atuo há cerca de quatro anos como assistente terapêutica e, ao longo desse tempo, pude identificar diferentes formas de acolhimento e estratégias que auxiliam no processo de autorregulação. Trouxe um pouco desse conhecimento para compartilhar com os monitores, com a finalidade de proporcionar uma colônia de férias mais inclusiva, mais atrativa e que contemple, da melhor forma possível, as crianças que apresentam alguma neuroatipicidade.”
Fonte: Texto e fotos: Jaquelyne Costa - Ascom Cemafauna/Univasf
Nossa atuação
O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga, sediado em Petrolina-PE, atua em todo o semiárido nordestino do Brasil, abrangendo uma área de 982.563,3 km². Além de contemplar os diversos municípios impactados pelo Projeto de Integração do São Francisco (PISF) nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, o Centro desempenha um papel fundamental na reabilitação de animais silvestres. Essas ações de conservação ex situ são realizadas em sua unidade do CETAS, onde animais provenientes das atividades de supressão do PISF e das operações de combate ao tráfico de fauna, conduzidas por órgãos municipais, estaduais e federais, são acolhidos e cuidados.
São 12 anos de monitoramento. Este é um monitoramento de fauna, de longa duração, realizado na Caatinga Sensu Stricto por nossos analistas ambientais e pesquisadores.

Conheça nossos produtos, publicações exclusivas sobre a Caatinga e obtenha maiores informações acessando a nossa loja virtual!
Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br
Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco