Título do projeto de extensão:
Serpentes Peçonhentas do Semiárido Nordestino: Reconhecimento, Prevenção e Procedimentos em caso de Acidentes
Objetivo:
Possibilitar aos trabalhadores das comunidades rurais do município de Petrolina/PE, em especial, aqueles dos núcleos habitacionais dos projetos públicos de irrigação (N1 a N11), o reconhecimento das serpentes peçonhentas, a prevenção e os procedimentos em caso de acidentes ofídicos.
Área de atuação:
As ações desse programa de extensão é realizado junto às comunidades de trabalhadores rurais do município de Petrolina, em especial, aquelas dos núcleos habitacionais dos projetos públicos de irrigação (N1 a N11).
Responsável:
Estudantes:
Material de apoio:
Financiamento:
Para agendar sua visita clique aqui e preencha o formulário. Em breve entraremos em contato.
Ficaremos felizes com sua visita.
Nossa atuação
O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga tem sua sede em Petrolina-PE, mas sua área de atuação estende-se por todo o semiárido nordestino do Brasil, que compreende uma extensão de 982.563,3 km². Além dos diversos municípios que abrigam a obra do Projeto de Integração do São Francisco nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, o Centro também realiza ações no estado da Bahia participando de operações de fiscalização ambiental a exemplo da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) realizada pelo Ministério Público da Bahia em parceria com diversos órgãos ambientais.
Quem somos e o que fazemos? Confira aqui!
Nessa reportagem, exibida no programa "Como Será?" no dia 11 de julho de 2015, você confere como é feito o trabalho de conservação e manejo de fauna realizado pelos analistas ambientais, professores e estagiários do Cemafauna Caatinga, nas áreas sob influência do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF).
O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga tem como missão desenvolver práticas de cunho socioambiental, buscando preservar o meio ambiente em favor dos animais do bioma caatinga. Para tanto, viabiliza ações nos âmbitos estrutural, tecnológico, educacional e pedagógico, nutricional e humano.
Em fevereiro/2012 um grupo contendo 46 Amazona aestiva, oriundos do comércio ilegal, foram liberados em um recinto com área de aproximadamente 750m² e com 8 metros de altura. Em abril/2012, 04 (quatro) ovos de A. aestiva foram encontrados nos troncos, mostrando que é possivel estabelecer um programa sério de reabilitação dessa espécie e de outras espécies. Esse projeto é uma parceria entre a CPRH, IBAMA-Recife e CEMAFAUNA.
Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br
(87) 2101-4853 / 2101-4821 / 2101-4818
Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco