Apresenta%E7%E3o


Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Você está em: Quem somos > Apresentação

 

(Foto: Jaquelyne Costa)

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (CEMAFAUNA-CAATINGA) é a sede do grupo de pesquisa multidisciplinar, de mesmo nome, cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq, e conta com a participação de professores pesquisadores da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e de outras instituições brasileiras e estrangeiras, cujos projetos têm o apoio financeiro do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, do CNPq e da FACEPE.

Este grupo de pesquisa foi idealizado e criado por um grupo de professores da UNIVASF com o objetivo de obter informações da fauna ocorrente no nordeste brasileiro. Suas ações têm se concentrado, desde 2008, nos estudos de inventário, resgate e monitoramento da fauna silvestre nas áreas de influência direta e indireta do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias do Nordeste Setentrional (PISF), conforme estabelecido no Plano Básico Ambiental de Conservação de Fauna e Flora (PBA - 23).

Sua sede foi construída com o apoio financeiro do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e conta com as seguintes unidades: Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), Núcleo de Ecologia Molecular (NECMOL), Núcleo de Bioindicadores Terrestres e Aquáticos (BIOTA) e o Museu de Fauna da Caatinga.

Além das ações realizadas in situ, o CEMAFAUNA também atua na reabilitação de animais silvestres, por meio de ações de conservação ex situ na sua unidade do CETAS. Esses animais são provenientes das ações impactantes das frentes de supressão nas áreas do PISF, além de indivíduos provenientes das ações de apoio ao combate ao tráfico de animais silvestres efetuados pelos órgãos das esferas municipais, estaduais e federais. 

Nossa História

Em 2007, um grupo de professores da UNIVASF recebeu os representantes do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional para discutir sobre os diversos programas ambientais vinculados ao licenciamento do Projeto de Integração do Rio São Francisco.

Nesse encontro o professor Me. Luiz Cezar Machado Pereira demonstrou seu interesse em montar um grupo de estudos específico para atender às demandas do Programa Básico Ambiental - 23, que refere-se ao Programa de Conservação de Fauna e Flora. 

Após inúmeras reuniões entre o professor Luiz Cezar e os representantes do MIDR, em 2008 foi firmado o primeiro Plano de Trabalho entre a a UNIVASF e o MIDR, que financiaria as ações de pesquisa e extensão vinculadas ao Programa de Conservação de Fauna e Flora do PISF.

O financiamento das ações realizadas pelo então recém criado grupo de pesquisa - CEMAFAUNA - teve continuidade nos anos de 2009 a 2011, onde, por meio da descentralização de recursos do MIDR para a UNIVASF, foi possível construir a sede desse centro, bem como, prevê-lo com equipamentos de última geração, destinados a atender os objetivos e metas propostos no PBA - 23.

Em 2011, o IBAMA e os Ministérios Públicos da Bahia e de Pernambuco reconheceram a importância das ações desenvolvidas pelo CEMAFAUNA, em especial, pela sua subunidade CETAS, que foi legalmente instituída no SISFAUNA - Sistema Nacional de Gestão da Fauna Silvestre.

Missão

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga tem como missão a busca do conhecimento científico nas diferentes áreas de conhecimento que abarcam a conservação da natureza nas Caatingas, aliando este conhecimento a práticas de cunho socioambiental, tecnológico e educacional.

Visão

Ser referência em ações de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica, voltadas para a conservação da natureza nas Caatingas.

Valores

  • Conhecimento
  • Comprometimento
  • Ética
  • Engajamento
  • Inovação
  • Responsabilidade Ambiental e Social
  • Transparência
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras
1 2

Conheça nossos resultados!

São 10 anos de monitoramento. O monitoramento de fauna de longa duração consecutivo realizado na Caatinga Sensu Stricto.

Já conhece a nossa loja?

Conheça nossos produtos e obtenha maiores informações, acessando a nossa loja virtual!

Serviços

mais serviços

CEMAFAUNA CAATINGA

Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br

cemafauna@univasf.edu.br

 

UNIVASF

Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco