Apresentação


Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Você está em: Quem somos > Apresentação Seta que indica a localidade Estou aqui

Há muito se tem observado a carência de bases físicas que atuem no apoio às políticas da Conservação de Fauna das Caatingas Brasileiras atuantes, principalmente, nos estados que fazem parte da Bacia do Rio São Francisco, médio e submédio São Francisco.

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (CEMAFAUNA-CAATINGA) é a sede do grupo de pesquisa multidisciplinar, de mesmo nome (cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq), e conta com participação de professores pesquisadores da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e de outras instituições brasileiras e estrangeiras, cujos projetos têm o apoio financeiro do Ministério da Integração Nacional, CNPq, FACEPE. 

Este grupo de pesquisa foi idealizado e criado por um grupo de professores da UNIVASF com o objetivo de obter informações da fauna ocorrente no nordeste brasileiro. Suas ações têm se concentrado, desde 2008, nos estudos de inventário, resgate e monitoramento da fauna silvestre nas áreas de influência direta e indireta do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias do Nordeste Setentrional (PISF), conforme estabelecido no Plano Básico Ambiental de Conservação de Fauna e Flora- 23. 

Sua sede foi construída com o apoio financeiro do Ministério da Integração Nacional e conta com as seguintes unidades: Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), Núcleo de Ecologia Molecular (NECMOL), Núcleo de Ecologia de Água Doce (NECAD), Centro de Visitantes e Museu de Fauna.

Além das ações realizadas in situ, o CEMAFAUNA também atua na recuperação de espécies animais, por meio de ações de conservação ex situ na sua unidade CETAS, conforme determinado SISFAUNA/IBAMA.

 

Nossa História

Em 2007, um grupo de professores da UNIVASF recebeu os representantes do Ministério da Integração Nacional para discutir sobre os diversos programas ambientais vinculados ao Licenciamento do Projeto de Integração do Rio São Francisco.

Nesse encontro o Prof. Me. Luiz Cezar Machado Pereira demonstrou seu interesse em montar um grupo de estudos específico para atender às demandas do Programa Básico Ambiental - 23 que refere-se ao Programa de Conservação de Fauna e Flora.

Após inúmeras reuniões entre o professor Luiz Cezar e os representantes do MI, em 2008 foi firmado o primeiro Plano de Trabalho entre a UNIVASF e o MI, que financiaria as ações de pesquisa e extensão vinculadas ao Programa de Conservação de Fauna e Flora do PISF.

O financiamento das ações realizadas pelo então recém criado grupo de pesquisa - CEMAFAUNA - teve continuidade nos anos de 2009 a 2011, onde, por meio da descentralização de recursos do MI para a UNIVASF, foi possível construir a sede desse Centro, bem como, provê-lo com equipamentos de última geração, destinados a atender os objetivos e atingir as metas propostas no PBA-23.

Em 2011, o IBAMA e os Ministérios Públicos da Bahia e de Pernambuco reconheceram a importância das ações desenvolvidas pelo CEMAFAUNA, em especial, pela sua subunidade CETAS, que foi legalmente instituída no SISFAUNA - Sistema Nacional de Gestão da Fauna Silvestre.

 

Missão

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga tem como missão a busca do conhecimento científico nas diferentes áreas de conhecimento que abarcam a conservação da natureza nas Caatingas, aliando este conhecimento a práticas de cunho socioambiental, tecnológico e educacional. 

                              

Visão

Ser referência em ações de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica, voltadas para a conservação na natureza nas Caatingas.

 

Valores

 

  • Conhecimento
  • Comprometimento
  • Inovação
  • Ética
  • Transparência
  • Responsabilidade Ambiental e Social
  • Engajamento

 

Sejam todos bem-vindos ao CEMAFAUNA CAATINGA!

Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras
1 2 3 4 5 6

Agende sua visita

Para agendar sua visita clique aqui e preencha o formulário. Em breve entraremos em contato.

Ficaremos felizes com sua visita.

Nossa atuação

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga tem sua sede em Petrolina-PE, mas sua área de atuação estende-se por todo o semiárido nordestino do Brasil, que compreende uma extensão de 982.563,3 km². Além dos diversos municípios que abrigam a obra do Projeto de Integração do São Francisco nos estados de Pernambuco, Paraíba e Ceará, o Centro também realiza ações no estado da Bahia participando de operações de fiscalização ambiental a exemplo da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) realizada pelo Ministério Público da Bahia em parceria com diversos órgãos ambientais. 

Quem somos e o que fazemos? Confira aqui!

Nessa reportagem, exibida no programa "Como Será?" no dia 11 de julho de 2015, você confere como é feito o trabalho de conservação e manejo de fauna realizado pelos analistas ambientais, professores e estagiários do Cemafauna Caatinga, nas áreas sob influência do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF).  

Conheça o trabalho do Cemafauna Caatinga assistindo este vídeo.

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga tem como missão desenvolver práticas de cunho socioambiental, buscando preservar o meio ambiente em favor dos animais do bioma caatinga. Para tanto, viabiliza ações nos âmbitos estrutural, tecnológico, educacional e pedagógico, nutricional e humano. 

Compre aqui seu exemplar de 'Caatinga Selvagem'!

Acesse o link acima e saiba como adquiri-lo. 

Em fevereiro/2012 um grupo contendo 46 Amazona aestiva, oriundos do comércio ilegal, foram liberados em um recinto com área de aproximadamente 750m² e com 8 metros de altura. Em abril/2012, 04 (quatro) ovos de A. aestiva foram encontrados nos troncos, mostrando que é possivel estabelecer um programa sério de reabilitação dessa espécie e de outras espécies. Esse projeto é uma parceria entre a CPRH, IBAMA-Recife e CEMAFAUNA.

Serviços

¬ mais serviços

CEMAFAUNA CAATINGA

Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br

(87) 2101-4853 / 2101-4821 / 2101-4818

cemafauna@univasf.edu.br

 

UNIVASF

Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco