Microbiologia e Parasitologia


Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Você está em: NECMOL > Microbiologia

 

 

O laboratório de microbiologia do CEMAFAUNA atua realizando estudos sobre a microbiota dos animais mantidos nos recintos do CETAS, visando identificar agentes com potencial zoonótico ou que podem ser prejudiciais aos próprios animais. Aqui é feito o cultivo de bactérias e fungos para identificação taxonômica, bem como, os testes de sensibilidades das bactérias aos antimicrobianos in vitro, para auxiliar a tomada de decisão em relação ao uso correto e eficaz de antibióticos para o tratamento de infecções.

O acompanhamento das análises laboratoriais é de fundamental importância uma vez que, o conhecimento da microbiota auxilia na adoção de medidas profiláticas que previnem zoonoses em manipuladores ou pessoas que tenham eventual contato com esses animais. Dentro do contexto, também evitam que outros animais silvestres de vida livre sejam infectados, quando as espécies aqui mantidas em cativeiro forem destinadas à soltura na natureza, além de contribuir para melhorar as formas de manejo no CETAS. Esses estudos ainda contribuem para o conhecimento da relação entre parasitas e hospedeiros no semiárido nordestino.

 

 

Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras
1 2

Conheça nossos resultados!

São 10 anos de monitoramento. O monitoramento de fauna de longa duração consecutivo realizado na Caatinga Sensu Stricto.

Já conhece a nossa loja?

Conheça nossos produtos e obtenha maiores informações, acessando a nossa loja virtual!

Serviços

¬ mais serviços

CEMAFAUNA CAATINGA

Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br

cemafauna@univasf.edu.br

 

UNIVASF

Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco