Papagaio da Caatinga


Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Você está em: Pesquisa > Ecologia e conservação > Papagaio da Caatinga Seta que indica a localidade Estou aqui

O projeto “Papagaio da Caatinga” coordenado pelo biólogo Yuri Marinho Valença é desenvolvido desde junho de 2010 em parceria com o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) pertencente a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). No Centro, foram reabilitados os primeiros 36 animais soltos que passaram por todo o processo de reabilitação.

Como parceiros ainda o Santuário dos Três Reinos (STR), no qual estão sendo reabilitados outros animais oriundos do Centro de Triagem de Animais Silvestres do IBAMA de PE (CETAS/IBAMA-PE) e agora, desde maio de 2014, os animais recepcionados pela Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco (CPRH), atual responsável pela recepção de animais apreendidos no estado de Pernambuco.

 

Atividades do Projeto

Nestes cinco anos de projeto foram reabilitados, soltos e monitorados 132 animais na área de soltura de Exu que foram divididos desta forma: 36 em janeiro de 2013, 58 em julho de 2013 e 38 em julho de 2014. Desde então, estes animais são monitorados, diariamente, conforme a quantidade que volta para se alimentar no recinto de ambientalção.

 

Projeções Futuras

Como função de vida o projeto empenha-se em conservar a espécie A. aestiva na caatinga e com a divulgação em todo país do sucesso em solturas outras entidades de outros locais e estados tem procurado a ajuda do projeto para dar a destinação correta a esses animais que a cada dia são mais explorados dentro do tráfico de animais silvestres.

Com isso, a estatística de animais ainda para serem reabilitados, soltos e monitorados são 130 espécimes no CEMAFAUNA, 100 no CPRH. Sendo que a cada dia esse quantitativo muda devido as recepções e apreensões dos órgãos ambientais nas regiões onde estes órgãos estão alocados.

Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras
1 2 3 4 5 6

Agende sua visita

Para agendar sua visita clique aqui e preencha o formulário. Em breve entraremos em contato.

Ficaremos felizes com sua visita.

Nossa atuação

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga tem sua sede em Petrolina-PE, mas sua área de atuação estende-se por todo o semiárido nordestino do Brasil, que compreende uma extensão de 982.563,3 km². Além dos diversos municípios que abrigam a obra do Projeto de Integração do São Francisco nos estados de Pernambuco, Paraíba e Ceará, o Centro também realiza ações no estado da Bahia participando de operações de fiscalização ambiental a exemplo da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) realizada pelo Ministério Público da Bahia em parceria com diversos órgãos ambientais. 

Quem somos e o que fazemos? Confira aqui!

Nessa reportagem, exibida no programa "Como Será?" no dia 11 de julho de 2015, você confere como é feito o trabalho de conservação e manejo de fauna realizado pelos analistas ambientais, professores e estagiários do Cemafauna Caatinga, nas áreas sob influência do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF).  

Conheça o trabalho do Cemafauna Caatinga assistindo este vídeo.

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga tem como missão desenvolver práticas de cunho socioambiental, buscando preservar o meio ambiente em favor dos animais do bioma caatinga. Para tanto, viabiliza ações nos âmbitos estrutural, tecnológico, educacional e pedagógico, nutricional e humano. 

Compre aqui seu exemplar de 'Caatinga Selvagem'!

Acesse o link acima e saiba como adquiri-lo. 

Em fevereiro/2012 um grupo contendo 46 Amazona aestiva, oriundos do comércio ilegal, foram liberados em um recinto com área de aproximadamente 750m² e com 8 metros de altura. Em abril/2012, 04 (quatro) ovos de A. aestiva foram encontrados nos troncos, mostrando que é possivel estabelecer um programa sério de reabilitação dessa espécie e de outras espécies. Esse projeto é uma parceria entre a CPRH, IBAMA-Recife e CEMAFAUNA.

Serviços

¬ mais serviços

CEMAFAUNA CAATINGA

Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br

(87) 2101-4853 / 2101-4821 / 2101-4818

cemafauna@univasf.edu.br

 

UNIVASF

Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco