Programa Básico Ambiental - 23


Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Você está em: PISF > PBA-23 > Estou aqui

Para uma melhor visualização do mapa, clique aqui

Apresentação

O Projeto de Integração do Rio São Francisco é a maior obra de infraestrutura hídrica do País, dentro da Política Nacional de Recursos Hídricos. Com 477 quilômetros de extensão em dois eixos (Leste e Norte), o empreendimento vai garantir a segurança hídrica de 12 milhões de pessoas em 390 municípios nos estados de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba, onde a estiagem é frequente.

Os dois eixos englobam a construção de 13 aquedutos, nove estações de bombeamento, 27 reservatórios, nove subestações de 230 quilowats, 270 quilômetros de linhas de transmissão em alta tensão e quatro túneis. Com 15 quilômetros de extensão, o túnel Cuncas I é o maior da América Latina para transporte de água.

As obras do Projeto São Francisco passam pelos seguintes municípios no Eixo Norte: Cabrobó, Salgueiro, Terranova e Verdejante (PE); Penaforte, Jati, Brejo Santo, Mauriti e Barro (CE); em São José de Piranhas, Monte Horebe e Cajazeiras (PB). Já no Eixo Leste, o empreendimento atravessa os municípios pernambucanos de Floresta, Custódia, Betânia e Sertânia; e em Monteiro, na Paraíba.

Programas Básicos Ambientais

O Projeto de Integração do Rio São Francisco destina mais de 10 % do seu orçamento global aos programas ambientais.

As ações desenvolvidas dos 38 programas possibilitam o conhecimento profundo da fauna e flora do bioma Caatinga, além de aspectos econômico-sociais e arqueológicos da região.

Programa de Conservação da Fauna e Flora - PBA 23

A execução do Programa de Conservação da Fauna e da Flora é de vital importância para impedir a ocorrência, mitigar e compensar os impactos negativos, bem como otimizar os impactos positivos a serem provavelmente impostos ao ambiente da caatinga. Este programa pretende fornecer diretrizes para a conservação da flora e fauna locais, e fornecer subsídios para uma gestão adequada e racional, de forma que o empreendimento seja biologicamente sustentável.

Com recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional foi construído o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (CEMAFAUNA), localizado na Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf, em Petrolina, Pernambuco. O CEMAFAUNA é uma unidade de triagem e monitoramento de animais silvestres, que tem como principal objetivo o manejo e tratamento da fauna resgatada e monitorada nas áreas de influência do projeto.

Desde 2008, a equipe do CEMAFAUNA já resgatou mais de 224 mil animais. Desses, cerca de 198 mil (88%) retornaram à vida selvagem. O processo de resgate se inicia antes da execução das obras. Equipes de especialistas monitoram e analisam as espécies encontradas no trecho, que são levadas para o Centro, para tratamentos e estudos e posterior recondução ao seu habitat.

São monitoradas no total 93 unidades amostrais distribuídas ao longo do projeto, sendo que dessas 64 são Pontos de Monitoramento de Fauna Aquática (29 no Eixo Norte, 27 no Eixo Leste e 08 no Ramal do Agreste, abrangendo 10 bacias hidrográficas) e 29 Unidades Amostrais de Monitoramento da Fauna Terrestre (13 no Eixo Norte, 11 no Eixo Leste e 05 no Ramal do Agreste).

Programa de Conservação da Fauna e Flora - PBA 23

Conheça também o Ramal do Agreste e os seus Programas Básicos Ambientais, no qual executamos o Programa de Monitoramento de Ictiofauna e o Programa de Conservação da Fauna e Flora.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Regional

Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras
1 2 3

Conheça os nossos resultados!

São 10 anos de monitoramento nas áreas do Projeto de Integração do Rio São Francisco, o maior monitoramento consecutivo realizado na Caatinga!

Colônia de Férias - Ceminha 2022

A Colônia de Férias do cemafauna tem uma programação voltada para crianças de 08 a 12 anos, e acontece nas dependências do centro entre os dias 10 e 21 de Janeiro de 2022.

A colônia de férias tem objetivo de ensinar as crianças de forma lúdica, sobre a conservação dos animais silvestres da Caatinga.

Já conhece a nossa loja?

Conheça nossos produtos e obtenha maiores informações, acessando a nossa loja virtual!

Serviços

¬ mais serviços

CEMAFAUNA CAATINGA

Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br

(87) 2101-4853 / 2101-4818

cemafauna@univasf.edu.br

 

UNIVASF

Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco