07/02
2018
Nessa época, frequentemente, vemos notícias sobre o aumento do número de casos de pessoas infectadas pelo vírus da febre amarela. Muitas ainda pensam que os macacos dos gêneros Alouatta, Callithrix e Sapajus (que ocorrem na caatinga) são os grandes vilões dessa história e desconhecem o fato de que esses animais são vítimas tanto quanto nós e sucumbem rapidamente. Na verdade, eles são os nossos sentinelas, ou seja, servem de alerta para as instituições de saúde, mostrando que tal área está sob o foco da doença, dessa forma, colaborando para a elaboração de ações preventivas. A febre amarela é transmitida somente pelo mosquito Aedes aegypti e mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes, tanto nos humanos quanto nos macacos.
¬ leia mais06/02
2018
Na última sexta-feira, 02, o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) retomou seu projeto científico-cultural 'First Friday', realizando sua primeira sessão de 2018; e contou com a participação de profissionais de diversas áreas e estudantes dos cursos de Ciências Biológicas e Medicina Veterinária da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).
¬ leia mais
25/01
2018
O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) retoma seu projeto científico-cultural 'First Friday' e convida a comunidade local e acadêmica para sua primeira sessão de 2018 às 16h no dia 02 de fevereiro, no auditório do Museu de Fauna da Caatinga, com o tema 'Projeto de Soltura Experimental da Arara-azul-de-lear no Boqueirão da Onça' a ser ministrada pelo biólogo Thiago Filadelfo.
¬ leia mais23/01
2018
24/12
2017
São os nossos votos para você e sua família!
Feliz natal e um próspero 2018!
¬ leia maisNossa atuação
O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga, sediado em Petrolina-PE, atua em todo o semiárido nordestino do Brasil, abrangendo uma área de 982.563,3 km². Além de contemplar os diversos municípios impactados pelo Projeto de Integração do São Francisco (PISF) nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, o Centro desempenha um papel fundamental na reabilitação de animais silvestres. Essas ações de conservação ex situ são realizadas em sua unidade do CETAS, onde animais provenientes das atividades de supressão do PISF e das operações de combate ao tráfico de fauna, conduzidas por órgãos municipais, estaduais e federais, são acolhidos e cuidados.
São 12 anos de monitoramento. Este é um monitoramento de fauna, de longa duração, realizado na Caatinga Sensu Stricto por nossos analistas ambientais e pesquisadores.
Conheça nossos produtos, publicações exclusivas sobre a Caatinga e obtenha maiores informações acessando a nossa loja virtual!
Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br
Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco