30/09
2017
1º de outubro é o Dia Internacional do Morcego e para celebrar a data o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) preparou uma programação especial para proporcionar maior conhecimento sobre esse mamífero tão temido pela maioria da população. O ‘Mês do Morcego’ acontecerá durante todo o mês de outubro no Museu de Fauna da Caatinga que localiza-se no Campus de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), zona rural de Petrolina-PE.
¬ leia mais30/09
2017
Nosso abraço cemafaunesco a todas as secretárias que, com tanta ética e compromisso, assessoram outros profissionais a atuarem de forma responsável no cotidiano laboral.
Parabéns pelo seu dia!
29/09
2017
Nessa terça-feira (26) mais um animal retornou à natureza. Um indivíduo macho de veado-catingueiro foi solto na reserva ambiental Parque Estadual das Sete Passagens em Miguel Calmon - BA, que conta com uma área de 2.821 hectares de abastado bioma da caatinga e um remanescente de mata atlântica.
¬ leia mais28/09
2017
Muitas memórias sobre o Museu de Fauna da Caatinga do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) foram reveladas entre os dias 18 a 22 desse mês, durante a semana dedicada à 11ª edição da Primavera dos Museus promovida nacionalmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O período oficial da 11ª Primavera dos Museus foi de 18 a 24 de setembro desse ano.
¬ leia mais27/09
2017
Durante os dias 17 a 21 desse mês, o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) participou do 9° Congresso Brasileiro de Mastozoologia (9º CBMZ) e do 9° Encontro Brasileiro para Estudo de Quirópteros (9º EBEQ), ambos promovidos pela Sociedade Brasileira de Mastozoologia (SBMz) em Pirenópolis-GO. Numa programação bastante diversificada, contando com importantes mastozoólogos nacionais e internacionais, palestras e minicursos; analistas e estagiários do Centro tiveram a oportunidade de apresentar pôsteres de trabalhos desenvolvidos sobre quirópteros, pequenos mamíferos não voadores e mamíferos cinegéticos da Caatinga stricto sensu.
¬ leia maisNossa atuação
O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga, sediado em Petrolina-PE, atua em todo o semiárido nordestino do Brasil, abrangendo uma área de 982.563,3 km². Além de contemplar os diversos municípios impactados pelo Projeto de Integração do São Francisco (PISF) nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, o Centro desempenha um papel fundamental na reabilitação de animais silvestres. Essas ações de conservação ex situ são realizadas em sua unidade do CETAS, onde animais provenientes das atividades de supressão do PISF e das operações de combate ao tráfico de fauna, conduzidas por órgãos municipais, estaduais e federais, são acolhidos e cuidados.
São 12 anos de monitoramento. Este é um monitoramento de fauna, de longa duração, realizado na Caatinga Sensu Stricto por nossos analistas ambientais e pesquisadores.
Conheça nossos produtos, publicações exclusivas sobre a Caatinga e obtenha maiores informações acessando a nossa loja virtual!
Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br
Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco