20/10
2017
O mês de outubro tem uma data bem importante no que concerne a conscientização a respeito de uma ordem de mamíferos, geralmente, muito temida pela população: os morcegos. Em 1º de outubro comemora-se o Dia Internacional do Morcego. A data foi criada pela Rede Latino Americana e do Caribe, com a intenção de mostrar às pessoas o papel dos morcegos na natureza. Visando desmistificar a figura desse animal, o Centro de Conservação e Manejo de Fauna (Cemafauna Caatinga) está com programação especial para proporcionar maior conhecimento sobre esse mamífero, como já fora anteriormente divulgado.
18/10
2017
No início desse mês, uma equipe do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga foi solicitada pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (Cemave), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), para realizar resgate de um indivíduo da espécie arara-azul-de-lear (Anodorhynchus leari) em Euclides da Cunha, Bahia.
¬ leia mais16/10
2017
Durante os dias 09 a 11 desse mês, o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caantinga) participou do II Simpósio Interdisciplinar do Vale do São Francisco (II SIVASF) com exposição de produtos, publicações e peças do acervo do Museu de Fauna da Caatinga em stand.
¬ leia mais15/10
2017
Toda a nossa admiração e todo respeito a quem escolhe compartilhar o conhecimento com tanta sabedoria. Um abraço cemafaunesco aos professores e professoras!
(Arte - Kathianne Souza)
¬ leia mais09/10
2017
Considerando o Calendário Acadêmico da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), informamos que a palestra ‘Efeitos da Urbanização sobre os Morcegos’ a ser ministrada pela bióloga Talita Rosa (Cemafauna Caatinga) da programação especial do ‘Mês do Morcego’ que seria dia 13 de outubro foi remarcada para a próxima segunda-feira, 16, às 9h, pois não haverá expediente em toda a universidade nesta sexta-feira. O evento é promovido pelo Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) localizado no Campus de Ciências Agrárias da Univasf em Petrolina-PE.
¬ leia maisNossa atuação
O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga, sediado em Petrolina-PE, atua em todo o semiárido nordestino do Brasil, abrangendo uma área de 982.563,3 km². Além de contemplar os diversos municípios impactados pelo Projeto de Integração do São Francisco (PISF) nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, o Centro desempenha um papel fundamental na reabilitação de animais silvestres. Essas ações de conservação ex situ são realizadas em sua unidade do CETAS, onde animais provenientes das atividades de supressão do PISF e das operações de combate ao tráfico de fauna, conduzidas por órgãos municipais, estaduais e federais, são acolhidos e cuidados.
São 12 anos de monitoramento. Este é um monitoramento de fauna, de longa duração, realizado na Caatinga Sensu Stricto por nossos analistas ambientais e pesquisadores.
Conheça nossos produtos, publicações exclusivas sobre a Caatinga e obtenha maiores informações acessando a nossa loja virtual!
Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br
Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco