16/11
2015
Recentemente nos meios de comunicação das cidades de Petrolina-PE e Juazeiro-BA uma notícia sobre a presença de jacarés nas Ilhas do Rodeadouro e do Fogo tem causado a preocupação de muitos sobre o assunto. Na verdade, os jacarés estão em seu habitat natural e não representam risco a não ser que se sintam ameaçados como toda e qualquer espécie de ser vivo.
¬ leia mais09/11
2015
No próximo dia 17 de novembro, às 15h, no auditório do Museu de Fauna da Caatinga, o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) promoverá a palestra ‘Nutrição de animais silvestres’ com o renomado zootecnista pernambucano, Vagner Rodrigo Pessoa que atualmente é responsável pelo setor de nutrição do zoológico do Parque Estadual de Dois Irmãos e diretor técnico da empresa Silvestre Ambiental.
¬ leia mais22/10
2015
Desde o dia 20 desse mês uma equipe do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) participa da Feira de Agricultura Familiar do Nordeste, o Semiárido Show 2015, promovido pela Embrapa Semiárido em Petrolina-PE. A programação segue até amanhã, 23.
¬ leia mais22/10
2015
Interatividade e conhecimento marcaram o último dia 17, na participação do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) na programação do ‘Dia Integrar 2015’ realizado pelo Instituto Yamana de Desenvolvimento Socioambiental, por meio da Fazenda Brasileiro Desenvolvimento Mineral (FBDM), no Colégio Municipal de Barrocas-BA.
¬ leia mais21/10
2015
Olhares bem surpresos e atentos ao avistarem os animais taxidermizados do Museu de Fauna da Caatinga são flagrados desde a segunda-feira (19), no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília-DF, onde acontece a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), evento promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) participa do evento no estande do Ministério da Integração Nacional juntamente ao Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (NEMA) e Instituto Nacional de Arqueologia, Paleontologia e Ambiente do Semiárido (Inapas), também programas básicos ambientais do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF).
¬ leia maisNossa atuação
O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga, sediado em Petrolina-PE, atua em todo o semiárido nordestino do Brasil, abrangendo uma área de 982.563,3 km². Além de contemplar os diversos municípios impactados pelo Projeto de Integração do São Francisco (PISF) nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, o Centro desempenha um papel fundamental na reabilitação de animais silvestres. Essas ações de conservação ex situ são realizadas em sua unidade do CETAS, onde animais provenientes das atividades de supressão do PISF e das operações de combate ao tráfico de fauna, conduzidas por órgãos municipais, estaduais e federais, são acolhidos e cuidados.
São 12 anos de monitoramento. Este é um monitoramento de fauna, de longa duração, realizado na Caatinga Sensu Stricto por nossos analistas ambientais e pesquisadores.
Conheça nossos produtos, publicações exclusivas sobre a Caatinga e obtenha maiores informações acessando a nossa loja virtual!
Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br
Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco