15/04
2016
A maior causa de morte de animais silvestres antes mesmo do tráfico é o atropelamento. Segundo estudo realizado pelo Centro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE) da Universidade Federal de Lavras, em Minas Gerais, no ano de 2015 foi registrado um número alarmante: cerca de 475 milhões de animais selvagens morreram no Brasil. Em Petrolina, o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) inicia uma campanha para conscientização da comunidade acadêmica do Campus de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Vale do São Francisco.
08/04
2016
O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) também faz parte dos ambientes virtuais, além do site, alcançando seguidores na fanpage no Facebook, perfil no Instagram e canal no Youtube. Nesse canal é possível conferir diversas reportagens e episódios de programas realizados pela mídia local e nacional a exemplo dos programas da Rede Glogo: ‘Globo Repórter’, ‘Como Será?’, ‘Nordeste: Viver e preservar’ e ‘Caminhos da Reportagem’ da TV Brasil.
¬ leia mais08/04
2016
De acordo com a lei federal 9605, são consideradas violações aos direitos dos animais silvestres:
Utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão.
¬ leia mais01/04
2016
De acordo com a lei federal 9605, são consideradas violações aos direitos dos animais silvestres:
*Adquirir, guardar, ter em cativeiro tanto os animais quanto seus ovos e larvas.
Se você presenciar qualquer uma dessas ações criminosas, por favor, colabore denunciando.
23/03
2016
De acordo com a lei federal 9605, são consideradas violações aos direitos dos animais silvestres:
* Destruir ou danificar ninho, abrigo ou criadouro natural.
É sempre válido ressaltar que não se deve maltratar um animal, nem mesmo ele sendo peçonhento, porque pode causar danos irreparáveis e até mesmo a morte. O ideal é chamar os órgãos fiscalizadores como IBAMA, INEMA e Ministério Público para realizarem a captura. Para entrega voluntária de animais e denúncia de maus-tratos você deve procurar algum órgão ambiental de sua cidade.
¬ leia maisNossa atuação
O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga, sediado em Petrolina-PE, atua em todo o semiárido nordestino do Brasil, abrangendo uma área de 982.563,3 km². Além de contemplar os diversos municípios impactados pelo Projeto de Integração do São Francisco (PISF) nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, o Centro desempenha um papel fundamental na reabilitação de animais silvestres. Essas ações de conservação ex situ são realizadas em sua unidade do CETAS, onde animais provenientes das atividades de supressão do PISF e das operações de combate ao tráfico de fauna, conduzidas por órgãos municipais, estaduais e federais, são acolhidos e cuidados.
São 12 anos de monitoramento. Este é um monitoramento de fauna, de longa duração, realizado na Caatinga Sensu Stricto por nossos analistas ambientais e pesquisadores.
Conheça nossos produtos, publicações exclusivas sobre a Caatinga e obtenha maiores informações acessando a nossa loja virtual!
Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br
Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco