17/04
2015
Trinca-ferro, azulão, pássaro preto, coleirinho, cabeça-vermelha e sofrê e outras diversas espécies, além de uma fêmea jovem de cachorro-do-mato que estavam sob cuidados no Centro de Triagem de Animais Silvestres do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) voltaram à vida livre nessa quinta-feira, 16. A médica veterinária Gabriela Felix acompanhada pelo engenheiro florestal Josemário Matos, da unidade regional do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) em Juazeiro-BA realizaram mais uma missão de soltura.
¬ leia mais16/04
2015
"O CETAS do Cemafauna Caatinga é o único localizado num raio de 500 km, o mais próximo está em Salvador/BA na sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), e além de necessário para receber animais que vêm do resgate, é bastante estratégico já que Petrolina é uma cidade que está inserida nas rotas de tráfico de animais silvestres", explica a médica veterinária do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga, Gabriela Felix, sobre a importância do Centro de Triagem de Animais Silvestres na instituição.
¬ leia mais13/04
2015
Na sexta-feira, 10, dois professores pesquisadores e um cinegrafista da França conheceram o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga). Cathérine Lejolover, Régis Triollet e Matthieu Perdoncin, todos ligados ao Ministério da Agricultura francês, chegaram na região na segunda-feira, 6. Visitaram as cidades de Uauá, Sobradinho, Curaçá, Casa Nova na Bahia e Petrolina em Pernambuco. Acompanhados pelo coordenador do Centro, professor Luiz Cezar Pereira, os franceses puderam conhecer tanto o trabalho desenvolvido pelo Cemafauna como também a importância do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF).
¬ leia mais07/04
2015
Uma cobra da espécie Pseudoboa nigra, popularmente chamada de mussurana ou cobra-preta, foi encontrada por uma analista ambiental do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) durante atividades de supressão vegetal do reservatório Mangueiras, Lote 2 do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF). O fato curioso é que essa espécie é conhecida por manter padrões de coloração melânico (preto) e malhado, mas a que foi encontrada tem o corpo mais branco que preto, o que a torna mais incomum.
¬ leia mais01/04
2015
Aprimorar o conhecimento adquirido em sala de aula e exercitado na prática em estágios é o objetivo de três estudantes do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e estagiários do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) ao participarem, nos próximos dias 24 e 25 de abril em Recife-PE, do Curso de Manejo de Felídeos realizado no auditório da Sociedade Nordestina de Criadores, pela empresa Silvestre Ambiental.
¬ leia maisNossa atuação
O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga, sediado em Petrolina-PE, atua em todo o semiárido nordestino do Brasil, abrangendo uma área de 982.563,3 km². Além de contemplar os diversos municípios impactados pelo Projeto de Integração do São Francisco (PISF) nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, o Centro desempenha um papel fundamental na reabilitação de animais silvestres. Essas ações de conservação ex situ são realizadas em sua unidade do CETAS, onde animais provenientes das atividades de supressão do PISF e das operações de combate ao tráfico de fauna, conduzidas por órgãos municipais, estaduais e federais, são acolhidos e cuidados.
São 12 anos de monitoramento. Este é um monitoramento de fauna, de longa duração, realizado na Caatinga Sensu Stricto por nossos analistas ambientais e pesquisadores.
Conheça nossos produtos, publicações exclusivas sobre a Caatinga e obtenha maiores informações acessando a nossa loja virtual!
Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br
Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco