29/03
2015
Na manhã desta sexta-feira, 27, um indivíduo da espécie Tolypeutes tricinctus, o famoso tatu-bola, foi encontrado numa propriedade particular que acionou o IBAMA de Juazeiro-BA para capturá-lo e logo depois encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga). O animal passará por cuidados médicos e será devolvido à natureza.
¬ leia mais26/03
2015
Quando chegaram às instalações do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) os indivíduos adultos da espécie Alouatta caraya, conhecidos popularmente como bugio, um macho e uma fêmea, advindos de apreensões do IBAMA, estavam magros e feridos. A fêmea chegou primeiro em 2012, com sinais de que era criada em cativeiro não autorizado e em 2013 o seu futuro companheiro de recinto, também veio bastante ferido porque havia entrado em uma propriedade particular e foi atacado por cachorros.
¬ leia mais18/03
2015
Na tarde de hoje, 18, estudantes do 1º ano da Escola de Referência em Ensino Médio Otacílio Nunes de Petrolina-PE conheceram um pouco mais sobre o bioma caatinga ao visitarem as instalações do Museu de Fauna da Caatinga do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga).
¬ leia mais17/03
2015
Durante os dias 03 a 05 de abril, o estudante do curso de Medicina Veterinária na Universidade Federal do Vale do São Francisco, Lucas Cabral representará o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) no Mini Encontro de Falcoaria Satuba, próximo a Maceió-AL, promovido pela Associação Nordeste de Falcoaria e Conservação de Aves de Rapina.
¬ leia mais12/03
2015
Na manhã desta quinta-feira, 12, o auditório do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga), recebeu integrantes da Comissão de Gerenciamento dos Riscos da Fauna (CGRF) da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO), gerida na cidade pela Superintendência do Aeroporto Internacional Senador Nilo Coelho de Petrolina.
¬ leia maisNossa atuação
O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga, sediado em Petrolina-PE, atua em todo o semiárido nordestino do Brasil, abrangendo uma área de 982.563,3 km². Além de contemplar os diversos municípios impactados pelo Projeto de Integração do São Francisco (PISF) nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, o Centro desempenha um papel fundamental na reabilitação de animais silvestres. Essas ações de conservação ex situ são realizadas em sua unidade do CETAS, onde animais provenientes das atividades de supressão do PISF e das operações de combate ao tráfico de fauna, conduzidas por órgãos municipais, estaduais e federais, são acolhidos e cuidados.
São 12 anos de monitoramento. Este é um monitoramento de fauna, de longa duração, realizado na Caatinga Sensu Stricto por nossos analistas ambientais e pesquisadores.
Conheça nossos produtos, publicações exclusivas sobre a Caatinga e obtenha maiores informações acessando a nossa loja virtual!
Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br
Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco