24/01
2019
Estão abertas as inscriçoes para a segunda semana do Ceminha, um projeto de colonia de férias destinado a crianças de 08 a 12 anos, que ocorrerá no período de 28/01 a 01/02 pela manha.
¬ leia mais18/01
2019
Durante o evento do Plano de Ação Nacional para Conservação dos Répteis e Anfíbios Ameaçados de Extinção do Nordeste - PAN Herpetofauna do Nordeste promovido pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Répteis e Anfíbios (RAN), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) realizado na cidade de Salvador em setembro de 2018, houve, nessa ocasião, interesse dos alunos do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas da Universidade Católica de Salvador (UCSal) para visitar o Cemafauna. O intuito era conhecer as atividades de resgate de fauna do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF), obra do Ministério da Integração Nacional.
¬ leia mais
18/01
2019
No ultimo dia 08 de janeiro foi publicado em uma revista científica internacional, a descoberta de uma nova espécie de inseto hemiptero heteeróptero para a Caatinga - Pyrrhosphodrus caatingensis Lapischies & Forero sp. nov.
Essa nova espécie foi encontrada pela primeira vez nas proximidades do Açúde Atalho no municipio de Brejo Santo, Ceará e no municipio de Salgueiro, Pernambuco, fruto das ações de monitoramento da entomofauna terrestre do Projeto de Integraçao do Rio São Francisco (PISF), executado pela equipe técnica do CEMAFAUNA/UNIVASF.
¬ leia mais15/01
2019
Uma semana inteira de educação ambiental através de atividades divertidas. As crianças que irão participar da colônia de férias Ceminha já podem conferir o cronograma com toda a programação. A iniciativa, promovida pelo Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga), está com sua primeira turma completa e ocorrerá nos dias 21 a 25 de janeiro. As inscrições continuam abertas para a segunda turma que acontecerá entre 28 de janeiro e 01 de fevereiro.
¬ leia mais
08/01
2019
Na manhã desta terça-feira, 08, parte da nossa equipe de biólogos, veterinários e arrais de embarcação se dedicou a capturar o jacaré-de-papo-amarelo que estava sob cuidados no recinto de reabilitação de répteis do Centro de Triagem de Animais Silvestres que faz parte da estrutura do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) para finalmente devolvê-lo ao seu habitat: o rio São Francisco.
¬ leia maisNossa atuação
O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga, sediado em Petrolina-PE, atua em todo o semiárido nordestino do Brasil, abrangendo uma área de 982.563,3 km². Além de contemplar os diversos municípios impactados pelo Projeto de Integração do São Francisco (PISF) nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, o Centro desempenha um papel fundamental na reabilitação de animais silvestres. Essas ações de conservação ex situ são realizadas em sua unidade do CETAS, onde animais provenientes das atividades de supressão do PISF e das operações de combate ao tráfico de fauna, conduzidas por órgãos municipais, estaduais e federais, são acolhidos e cuidados.
São 12 anos de monitoramento. Este é um monitoramento de fauna, de longa duração, realizado na Caatinga Sensu Stricto por nossos analistas ambientais e pesquisadores.
Conheça nossos produtos, publicações exclusivas sobre a Caatinga e obtenha maiores informações acessando a nossa loja virtual!
Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br
Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco