17/08
2016
Nos dias 10 a 13 desse mês biólogos e estagiários do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) puderam mostrar pesquisas e trabalhos desenvolvidos no Centro durante a oitava e quarta edições, respectivamente, do Encontro Nordestino de Grupo de Estudos de Animais Selvagens (ENGEAS) e do Simpósio Baiano de Animais Selvagens (SIMBAS) no auditório do Pavilhão de Aulas III da Universidade Federal da Bahia em Salvador, capital baiana.
¬ leia mais08/08
2016
“’Borboletas no Vale do Catimbau’ não é apenas um guia de borboletas, é um livro que revela a beleza natural de um grupo faunístico. As espécies aqui apresentadas são espetaculares e os autores trouxeram para nós as diferentes formas, cores, hábitos de vida, relações com a flora e outras características ecológicas. [...]
¬ leia mais25/07
2016
¬ leia mais
20/07
2016
Um grupo de 50 papagaios está prestes a voltar à vida livre. Nessa terça-feira, 19, eles foram levados do recinto de reabilitação no Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga para um viveiro de ambientação em uma área conservada no município de Salgueiro-PE, a cerca de 250 km de Petrolina.
¬ leia mais18/07
2016
Entre os dias 29 de junho e nove de julho aconteceu, na região de Curaçá (BA), a expedição “Em busca da Ararinha-azul” liderada pela SAVE Brasil e Instituto Chico Mendes para a Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com o objetivo de reencontrar o indivíduo de ararinha-azul (Cyanopsitta spixii) que teve sua ocorrência documentada por vídeos de autoria de Lourdes Oliveira e de sua filha Damilys Oliveira. A expedição contou com a participação dos ornitólogos do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga), Paulo de Tarso Sambugaro Santos e de Karlla Rios.
¬ leia maisNossa atuação
O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga, sediado em Petrolina-PE, atua em todo o semiárido nordestino do Brasil, abrangendo uma área de 982.563,3 km². Além de contemplar os diversos municípios impactados pelo Projeto de Integração do São Francisco (PISF) nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, o Centro desempenha um papel fundamental na reabilitação de animais silvestres. Essas ações de conservação ex situ são realizadas em sua unidade do CETAS, onde animais provenientes das atividades de supressão do PISF e das operações de combate ao tráfico de fauna, conduzidas por órgãos municipais, estaduais e federais, são acolhidos e cuidados.
São 12 anos de monitoramento. Este é um monitoramento de fauna, de longa duração, realizado na Caatinga Sensu Stricto por nossos analistas ambientais e pesquisadores.
Conheça nossos produtos, publicações exclusivas sobre a Caatinga e obtenha maiores informações acessando a nossa loja virtual!
Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br
Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco