Notícias

12/04
2014

Artigo com nova espécie de borboleta encontrada pela equipe do Cemafauna é publicado

Pheles caatingensis, espécie borboleta descoberta durante as atividades de monitoramento de fauna do PISF, agora é reconhecida pela comunidade científica. 

¬ leia mais

13/01
2014

Novo artigo escrito pela equipe do CEMAFAUNA é publicado

Artigo de pesquisadores do CEMAFAUNA foi publicado na revista brasileira Atualidades Ornitológicas. 
A pesquisa foi realizada nas áreas de influência do Projeto de Integração do Rio São Francisco, entre os anos de 2012 e 2013 e resultou na indicação de novas localidades de ocorrencia da espécie Xilocolaptes falcirostris falcirostris

¬ leia mais

17/12
2013

Museu de Fauna da Caatinga já recebeu mais de 3900 visitantes

Desde a sua inauguração, em julho de 2012, o Museu de Fauna da Caatonga já recebeu 3980 visitantes até dezembro de 2013.

Instalado no Campus de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), o museu tornou-se mais um ser mais um ponto turistico da região, espaço tornou-se uma referencia para o desenvolvimento de atividades acadêmicas de educação ambiental das escolas de ensino fundamental e médio da região, pois a variedade de espécies representativas da Caatinga auxiliam no aprendizado e incentivam a preservação e conscientização ambiental. 

¬ leia mais

29/10
2013

CEMAFAUNA resgata Araras-Azul-de-Lear

Durante o mês de outubro de 2013, a equipe do Centro de Triagem de Animais Silvestres do CEMAFAUNA, a pedido do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (CEMAVE), resgatou duas araras-azul-de-lear (Anodorhynchus leari). A primeira arara foi resgata no dia 02 de outubro no municipio de Jeremoabo (BA) após ter sido encontrada por moradores locais com ferimentos na asa. A segunda arara foi resgatada no dia 18 de outubro no minicipio de Santa Brigida (BA) após ser atingida por um estilingue (badoge ou baladeira) e apresentar fratura na asa direita.
Ambas as araras encontram-se internadas na enfermaria do CETAS recebendo os cuidados médicos necessários. A equipe veterinária acredita em dentro de algumas semanas as araras poderão ser translocadas para um recinto maior onde aguardarão a definição do seu destino.
 
¬ leia mais

02/09
2013

Novas publicações disponiveis

Estão disponíveis no site no CEMAFAUNA as recentes publicações realizadas pelo grupo.

As publicações são frutos de um trabalho conjunto entre professores e estudantes imbuídos no conhecimento da diversidade da Caatinga.

¬ leia mais
Mostrando: de 366 a 370
Total: 436
1 2 3

Nossa atuação

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga, sediado em Petrolina-PE, atua em todo o semiárido nordestino do Brasil, abrangendo uma área de 982.563,3 km². Além de contemplar os diversos municípios impactados pelo Projeto de Integração do São Francisco (PISF) nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, o Centro desempenha um papel fundamental na reabilitação de animais silvestres. Essas ações de conservação ex situ são realizadas em sua unidade do CETAS, onde animais provenientes das atividades de supressão do PISF e das operações de combate ao tráfico de fauna, conduzidas por órgãos municipais, estaduais e federais, são acolhidos e cuidados.

Conheça nossos resultados!

São 12 anos de monitoramento. Este é um monitoramento de fauna, de longa duração, realizado na Caatinga Sensu Stricto por nossos analistas ambientais e pesquisadores. 

Já visitou a nossa loja?

Conheça nossos produtos, publicações exclusivas sobre a Caatinga e obtenha maiores informações acessando a nossa loja virtual

Serviços

mais serviços

CEMAFAUNA CAATINGA

Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br

cemafauna@univasf.edu.br

 

UNIVASF

Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco