Notícias

26/09
2023

CEMAFAUNA promoverá em Outubro webinar sobre a Lei da Biodiversidade: Impactos para a Pesquisa no Brasil

No próximo dia 06 de Outubro, às 10h da manhã, o CEMAFAUNA promoverá o webinar intitulado: "Lei da Biodiversidade: Impactos para a pesquisa no Brasil" e terá como convidada a Profª Drª Chirlei Glienke, chefe da Unidade de Assuntos Relacionados à Biodiversidade (UNIBIO) da UFPR, uma das referências na discussão sobre o assunto no Brasil.

O evento ocorrerá de modo online através do canal no YouTube do Cemafauna Caatinga e os inscritos deverão acessar a transmissão através do seu login no Even3 para estarem aptos a receber o certificado.

As inscrições encontram-se abertas e devem ser realizadas através do site Even3.

¬ leia mais

13/09
2023

Professor da Georg August University Göttingen fez uma conferência sobre causa de diferentes características e defeitos genéticos em animais domésticos

O professor Dr. Bertram Brenig, da Georg August University Göttingen, fez uma conferência no último dia 08 de setembro de 2023 no auditório do Cemafauna, no Campus de Ciências Agrárias da UNIVASF. Intitulado “Investigating the cause of different important genetic traits and defects in domestic animals”, o evento discutiu sobre importancia de se estudar as causas de diferentes características e as causas de importantes defeitos genéticos observados em animais domésticos. O professor vai introduziu a temática com uma contextualização os estudos acerca do tema. Logo em seguida, foram expostas e debatidas alguns pontos de duvidas dos presentes na conferência.

O evento foi promovido pelos Programas de Pós-graduação em Ciência Animal (PPGCA) e Ciências Veterinárias no Semiárido (PPGCVS) da UNIVASF e contou com a presença de mais de 80 expectadores, dentre eles docentes dos programas de pós-graduação e discentes de graduação e pós-graduação dos diversos cursos da UNIVASF.

¬ leia mais

23/05
2023

CEMAFAUNA promoverá em Julho oficina para implementação de uma das ações do PAN Insetos Polinizadores

No último dia 20 de maio, foi comemorado o dia mundial das abelhas, data estabelecida pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2017, para incentivar a educação e ações públicas para maior consciência sobre estes polinizadores, nesse sentido, vale a reflexão: o que o mundo tem feito para proteger esses animais?

Mais de 60 espécies ameaçadas de extinção são reconhecidas como polinizadoras, dentre elas borboletas, mariposas e abelhas.

Apesar da situação dos polinizadores, em especial das abelhas, ser preocupante e grave do ponto de vista da preservação, o momento é de celebração.

¬ leia mais

14/04
2023

CEMAFAUNA promove concurso de fotografia “As caatingas através das lentes”

Em comemoração ao Dia Nacional da Caatinga, 28 de abril, o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (CEMAFAUNA), irá promover um concurso de fotografia: "As Caatingas através das lentes".

As fotografias da fauna, flora e paisagens da Caatinga, serão selecionadas pela equipe do CEMAFAUNA e através de uma votação popular.

Os interessados poderão ser inscrever até o dia 17 de abril, através do site do Even3.

¬ leia mais

16/03
2023

Pesquisadores do CEMAFAUNA publicam artigo sobre a colonização de peixes em reservatórios do Eixo Leste do PISF

O estudo publicado na Neotropical Ichthyology, realizado pelos pesquisadores e coordenadores do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (CEMAFAUNA), é resultado de uma análise de longo prazo, sobre a colonização e dispersão da ictiofauna pelo Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), onde a equipe monitora e avalia os possíveis impactos da introdução de espécies na bacia receptora do Rio Paraíba.

 

¬ leia mais
Mostrando: de 16 a 20
Total: 418
1 2

Conheça nossos resultados!

São 10 anos de monitoramento. O monitoramento de fauna de longa duração consecutivo realizado na Caatinga Sensu Stricto.

Já conhece a nossa loja?

Conheça nossos produtos e obtenha maiores informações, acessando a nossa loja virtual!

Serviços

mais serviços

CEMAFAUNA CAATINGA

Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br

cemafauna@univasf.edu.br

 

UNIVASF

Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco