Notícias

25/07
2017

25 de julho - Dia do Motorista

Hoje é, sem dúvidas, um dia muito especial para uma categoria profissional importante no nosso cotidiano: o motorista! Deixamos aqui nosso abraço para todos os nossos colegas motoristas que contribuem, diariamente, com a nossa missão em favor da fauna da caatinga!

¬ leia mais

10/07
2017

Cemafauna Caatinga - Há quase uma década atuando pela conservação da fauna do bioma exclusivamente brasileiro, a Caatinga

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) é a sede do grupo de pesquisa multidisciplinar, de mesmo nome. Conta com participação de professores pesquisadores da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), de outras instituições brasileiras e estrangeiras, cujos projetos têm o apoio financeiro do Ministério da Integração Nacional, CNPq e FACEPE. Foi inaugurado em 07 de julho de 2008 para atender as demandas de resgate e monitoramento de fauna nos trechos sob influência das obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF) realizado pelo Ministério da Integração Nacional (MI). 

¬ leia mais

10/07
2017

Palestra do IPeC organizada pelo Nema lota auditório do Museu de Fauna da Caatinga

Na tarde da quinta-feira, 06, o auditório do Museu de Fauna da Caatinga do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) recebeu um público bastante significativo de professores, estudantes e analistas ambientais para a palestra organizada pelo Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (NEMA) - iniciativa da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) enquanto Subprograma Flora (PBA 23) do Programa de Conservação da Fauna e Flora, no Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF), do Ministério da Integração Nacional.

¬ leia mais

04/07
2017

Nema promove palestra O terceiro setor na pesquisa científica e sua conexão com a população: a experiência do Instituto de Pesquisa Cananéia-IPeC

O Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (NEMA) promove na próxima quinta-feira, 06, às 16h, no auditório do Museu de Fauna da Caatinga a palestra: "O terceiro setor na pesquisa científica e sua conexão com a população: a experiência do Instituto de pesquisa Cananéia-IPeC" com o professor Emygdio L.A. Monteiro-Filho do departamento de Zoologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

¬ leia mais

28/06
2017

FOTO-LEGENDA: CEMAFAUNA CAATINGA RECEBE VISITA DO DEPUTADO LUCAS RAMOS

 

 

 

 

 

 

Na manhã dessa quarta-feira, 28, recebemos a visita do deputado estadual Lucas Ramos juntamente a médica veterinária Grazi Marchet e a psiquiatra Denise Blaya, ambas do Rio Grande do Sul. Além da palestra ministrada pela estagiária Anette Viana sobre o que é o Cemafauna, sua área de atuação e ações para a conservação da fauna da caatinga, ainda houve visita guiada pelo nosso coordenador, professor Luiz Cezar Pereira, ao Museu de Fauna da Caatinga, todos os laboratórios e recintos de reabilitação dos animais silvestres que se encontram sob nossos cuidados no Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS).

¬ leia mais
Mostrando: de 11 a 15
Total: 285
1 2 3 4 5 6

Agende sua visita

Para agendar sua visita clique aqui e preencha o formulário. Em breve entraremos em contato.

Ficaremos felizes com sua visita.

Nossa atuação

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga tem sua sede em Petrolina-PE, mas sua área de atuação estende-se por todo o semiárido nordestino do Brasil, que compreende uma extensão de 982.563,3 km². Além dos diversos municípios que abrigam a obra do Projeto de Integração do São Francisco nos estados de Pernambuco, Paraíba e Ceará, o Centro também realiza ações no estado da Bahia participando de operações de fiscalização ambiental a exemplo da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) realizada pelo Ministério Público da Bahia em parceria com diversos órgãos ambientais. 

Quem somos e o que fazemos? Confira aqui!

Nessa reportagem, exibida no programa "Como Será?" no dia 11 de julho de 2015, você confere como é feito o trabalho de conservação e manejo de fauna realizado pelos analistas ambientais, professores e estagiários do Cemafauna Caatinga, nas áreas sob influência do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF).  

Conheça o trabalho do Cemafauna Caatinga assistindo este vídeo.

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga tem como missão desenvolver práticas de cunho socioambiental, buscando preservar o meio ambiente em favor dos animais do bioma caatinga. Para tanto, viabiliza ações nos âmbitos estrutural, tecnológico, educacional e pedagógico, nutricional e humano. 

Compre aqui seu exemplar de 'Caatinga Selvagem'!

Acesse o link acima e saiba como adquiri-lo. 

Em fevereiro/2012 um grupo contendo 46 Amazona aestiva, oriundos do comércio ilegal, foram liberados em um recinto com área de aproximadamente 750m² e com 8 metros de altura. Em abril/2012, 04 (quatro) ovos de A. aestiva foram encontrados nos troncos, mostrando que é possivel estabelecer um programa sério de reabilitação dessa espécie e de outras espécies. Esse projeto é uma parceria entre a CPRH, IBAMA-Recife e CEMAFAUNA.

Serviços

¬ mais serviços

CEMAFAUNA CAATINGA

Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br

(87) 2101-4853 / 2101-4821 / 2101-4818

cemafauna@univasf.edu.br

 

UNIVASF

Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco