Notícias

01/11
2023

Pesquisadores e Coordenadores do CEMAFAUNA publicam artigo sobre a ictiofauna dos Reservatórios do PISF

O artigo publicado na revista Biota Neotropica, contempla uma lista de espécies da ictiofauna dos reservatórios do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional, PISF. Uma lista de espécies de peixes dos reservatórios do PISF foi obtida após amostragens realizadas em oito anos de monitoramento.

As campanhas foram realizadas semestralmente em 28 reservatórios divididos em três grupos: Eixo Leste, Eixo Norte e Ramal do Agreste. O estudo foi realizado por pesquisadores e coordenadores do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (CEMAFAUNA).

¬ leia mais

26/10
2023

Pesquisa de campo no Semiárido do CEMAFAUNA em parceria com o ICMBIO busca formas de combater invasão de abelhas africanizadas

Pesquisadores do Instituto Chico Mendes de Proteção da Biodiversidade (ICMBio) e da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) estão em campo para levantar informações a respeito da invasão das abelhas africanizadas nas unidades de conservação da ararinha-azul (Área de Proteção Ambiental (APA) e Refúgio da Vida Silvestre (Revis) da Ararinha Azul), ambas distribuídas pelos municípios de Juazeiro e Curaçá na Bahia.

¬ leia mais

20/10
2023

CEMAFAUNA divulga lista de candidatos classificados no processo seletivo de bolsistas

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga torna público o quadro de classificação parcial do processo seletivo para bolsista de iniciação científica do Cemafauna, de acordo com o Edital nº 01 de 27 de setembro de 2023.

Os candidatos deverão comparecer ao Museu de Fauna do Cemafauna no horário estipulado, conforme o quadro que pode ser acessado neste link.

¬ leia mais

05/10
2023

CEMAFAUNA divulga boletim de notícias com suas atividades mensais

Na nossa primeira edição destacamos um pouco da nossa história, e o nosso comprometimento com a conservação da fauna da Caatinga, mais profundamente empenhado na formação de pessoas, seja por meio da pesquisa científica ou da educação ambiental.

Como parte desta universidade, trabalhamos em sintonia com sua missão para promover o conhecimento, a sustentabilidade e o desenvolvimento.

O Cemafauna é uma fonte de enriquecimento e oportunidades, especialmente para os nossos alunos, o público principal da universidade.

O nosso boletim terá uma edição a cada mês, onde divulgaremos editais de seleção, eventos, nossas pesquisas, entre outras atividades.

Acesse a nossa primeira edição nesse link ou na nossa aba Boletins.

¬ leia mais

28/09
2023

CEMAFAUNA abre inscrições para processo seletivo de bolsistas

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga lança edital n° 01/2023, para seleção de bolsistas de iniciação científica, vinculadas as ações desenvolvidas pelo Centro.

Serão disponibilizadas um total de 10 bolsas, onde o bolsista irá desenvolver pesquisas aplicadas ao planejamento, avaliação e prospecção sob a temática da Biodiversidade.

As inscrições deverão ser realizadas até o dia 13 de outubro, e deverão ser encaminhadas exclusivamente pelo formulário eletrônico, que pode ser acessado no link: https://forms.gle/KSzmd27eTjvvSvSe7.

¬ leia mais
Mostrando: de 11 a 15
Total: 418
1 2

Conheça nossos resultados!

São 10 anos de monitoramento. O monitoramento de fauna de longa duração consecutivo realizado na Caatinga Sensu Stricto.

Já conhece a nossa loja?

Conheça nossos produtos e obtenha maiores informações, acessando a nossa loja virtual!

Serviços

mais serviços

CEMAFAUNA CAATINGA

Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br

cemafauna@univasf.edu.br

 

UNIVASF

Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco