Notícias

06/09
2016

FOTO-LEGENDA: CEMAFAUNA REALIZA SOLTURA DE 46 AVES EM ÁREA CONSERVADA NO INTERIOR DA BAHIA NESTA QUINTA-FEIRA (01)

Mais animais experimentaram a real sensação de liberdade na manhã desta quinta-feira (01). As 46 aves, advindas de apreensões de órgãos ambientais fiscalizadores, estavam há três meses em reabilitação no Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga).

¬ leia mais

03/09
2016

3 de Setembro - Dia do Biólogo

Hoje é o Dia do Biólogo e nós parabenizamos a todos aqueles que sempre estão trabalhando em defesa da vida!!!

Você sabia?

A data é comemorada em 3 DE SETEMBRO, homenagem à regulamentação da profissão no Brasil, em 1979.
 

 

 

¬ leia mais

24/08
2016

51 papagaios retornaram para a natureza em área conservada em Salgueiro-PE na terça-feira (23)

51 papagaios-da-caatinga e 12 maracanãs voltaram ao seu habitat natural na terça-feira, 23, graças ao Projeto Papagaio da Caatinga, coordenado pelo biólogo Yuri Valença da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), desenvolvido desde junho de 2010 em parceria com instituições como Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Ministério da Integração Nacional através do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). 

¬ leia mais

21/08
2016

FOTO-LEGENDA: ANIMAIS RETORNAM À NATUREZA EM RESERVA AMBIENTAL EM CAMPO FORMOSO, INTERIOR DA BAHIA

Nessa sexta-feira, 19, animais que estavam em reabilitação no Centro de Triagem de Animais Silvestres do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga retornaram à vida livre em reserva ambiental particular no interior do município de Campo Formoso, Bahia.

¬ leia mais

17/08
2016

Cemafauna leva prêmio de melhor trabalho científico no VIII ENGEAS em Salvador-BA

Nos dias 10 a 13 desse mês biólogos e estagiários do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) puderam mostrar pesquisas e trabalhos desenvolvidos no Centro durante a oitava e quarta edições, respectivamente, do Encontro Nordestino de Grupo de Estudos de Animais Selvagens (ENGEAS) e do Simpósio Baiano de Animais Selvagens (SIMBAS) no auditório do Pavilhão de Aulas III da Universidade Federal da Bahia em Salvador, capital baiana.

¬ leia mais
Mostrando: de 46 a 50
Total: 285
1 2 3 4 5 6

Agende sua visita

Para agendar sua visita clique aqui e preencha o formulário. Em breve entraremos em contato.

Ficaremos felizes com sua visita.

Nossa atuação

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga tem sua sede em Petrolina-PE, mas sua área de atuação estende-se por todo o semiárido nordestino do Brasil, que compreende uma extensão de 982.563,3 km². Além dos diversos municípios que abrigam a obra do Projeto de Integração do São Francisco nos estados de Pernambuco, Paraíba e Ceará, o Centro também realiza ações no estado da Bahia participando de operações de fiscalização ambiental a exemplo da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) realizada pelo Ministério Público da Bahia em parceria com diversos órgãos ambientais. 

Quem somos e o que fazemos? Confira aqui!

Nessa reportagem, exibida no programa "Como Será?" no dia 11 de julho de 2015, você confere como é feito o trabalho de conservação e manejo de fauna realizado pelos analistas ambientais, professores e estagiários do Cemafauna Caatinga, nas áreas sob influência do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF).  

Conheça o trabalho do Cemafauna Caatinga assistindo este vídeo.

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga tem como missão desenvolver práticas de cunho socioambiental, buscando preservar o meio ambiente em favor dos animais do bioma caatinga. Para tanto, viabiliza ações nos âmbitos estrutural, tecnológico, educacional e pedagógico, nutricional e humano. 

Compre aqui seu exemplar de 'Caatinga Selvagem'!

Acesse o link acima e saiba como adquiri-lo. 

Em fevereiro/2012 um grupo contendo 46 Amazona aestiva, oriundos do comércio ilegal, foram liberados em um recinto com área de aproximadamente 750m² e com 8 metros de altura. Em abril/2012, 04 (quatro) ovos de A. aestiva foram encontrados nos troncos, mostrando que é possivel estabelecer um programa sério de reabilitação dessa espécie e de outras espécies. Esse projeto é uma parceria entre a CPRH, IBAMA-Recife e CEMAFAUNA.

Serviços

¬ mais serviços

CEMAFAUNA CAATINGA

Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br

(87) 2101-4853 / 2101-4821 / 2101-4818

cemafauna@univasf.edu.br

 

UNIVASF

Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco