Notícias

18/02
2019

Edital PIBIC CEMAFAUNA 2019

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga lança o edital 01/2019 para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) vinculadas as ações desenvolvidas pelo Cemafauna. Ao todo serão disponibilizadas 25 bolsas. A coordenação de Cemafauna informou que para o ano de 2019 estará somente com estudantes bolsistas, não havendo mais a categoria estagiário voluntário. As bolsas deverão ser solicitadas ate a data limite submissão de propostas será até o dia 17 de março. As bolsas IC tem duração máxima de um ano e um valor mensal de R$400,00.

As propostas devem ser encaminhadas exclusivamente pelos discentes solicitantes (com anuência do orientador) via internet por intermédio do formulário de solicitação de bolsas no sistema PS (https://www.sistemas.univasf.edu.br/ps/).

 

 

 

¬ leia mais

24/01
2019

Inscrições para a segunda semana do CEMINHA

Estão abertas as inscriçoes para a segunda semana do Ceminha, um projeto de colonia de férias destinado a crianças de 08 a 12 anos, que ocorrerá no período de 28/01 a 01/02 pela manha.

¬ leia mais

18/01
2019

Cemafauna recebe estudantes da UCSal e apresenta ações desenvolvidas no PISF

Durante o evento do Plano de Ação Nacional para Conservação dos Répteis e Anfíbios Ameaçados de Extinção do Nordeste - PAN Herpetofauna do Nordeste promovido pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Répteis e Anfíbios (RAN), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) realizado na cidade de Salvador em setembro de 2018, houve, nessa ocasião, interesse dos alunos do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas da Universidade Católica de Salvador (UCSal) para visitar o Cemafauna. O intuito era conhecer as atividades de resgate de fauna do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF), obra do Ministério da Integração Nacional.

 

¬ leia mais

18/01
2019

Descoberta uma nova espécie de inseto hemiptero para a Caatinga

No ultimo dia 08 de janeiro foi publicado em uma revista científica internacional, a descoberta de uma nova espécie de inseto hemiptero  heteeróptero para a Caatinga - Pyrrhosphodrus caatingensis Lapischies & Forero sp. nov.

Essa nova espécie foi encontrada pela primeira vez nas proximidades do  Açúde Atalho no municipio de Brejo Santo, Ceará e no municipio de Salgueiro, Pernambuco, fruto das ações de monitoramento da entomofauna terrestre do Projeto de Integraçao do Rio São Francisco (PISF), executado pela equipe técnica do CEMAFAUNA/UNIVASF.

¬ leia mais

15/01
2019

Cemafauna divulga cronograma da colônia de férias Ceminha

Uma semana inteira de educação ambiental através de atividades divertidas. As crianças que irão participar da colônia de férias Ceminha já podem conferir o cronograma com toda a programação. A iniciativa, promovida pelo Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga), está com sua primeira turma completa e ocorrerá nos dias 21 a 25 de janeiro. As inscrições continuam abertas para a segunda turma que acontecerá entre 28 de janeiro e 01 de fevereiro.

 

¬ leia mais
Mostrando: de 1 a 5
Total: 372
1 2 3 4 5 6

Agende sua visita

Para agendar sua visita clique aqui e preencha o formulário. Em breve entraremos em contato.

Ficaremos felizes com sua visita.

Nossa atuação

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga tem sua sede em Petrolina-PE, mas sua área de atuação estende-se por todo o semiárido nordestino do Brasil, que compreende uma extensão de 982.563,3 km². Além dos diversos municípios que abrigam a obra do Projeto de Integração do São Francisco nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, o Centro também realiza ações no estado da Bahia participando de operações de fiscalização ambiental a exemplo da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) realizada pelo Ministério Público da Bahia em parceria com diversos órgãos ambientais. 

Quem somos e o que fazemos? Confira aqui!

Nessa reportagem, exibida no programa "Como Será?" no dia 11 de julho de 2015, você confere como é feito o trabalho de conservação e manejo de fauna realizado pelos analistas ambientais, professores e estagiários do Cemafauna Caatinga, nas áreas sob influência do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF).  

Conheça o trabalho do Cemafauna Caatinga assistindo este vídeo.

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga tem como missão desenvolver práticas de cunho socioambiental, buscando preservar o meio ambiente em favor dos animais do bioma caatinga. Para tanto, viabiliza ações nos âmbitos estrutural, tecnológico, educacional e pedagógico, nutricional e humano. 

Compre aqui seu exemplar de 'Caatinga Selvagem'!

Acesse o link acima e saiba como adquiri-lo. 

Em fevereiro/2012 um grupo contendo 46 Amazona aestiva, oriundos do comércio ilegal, foram liberados em um recinto com área de aproximadamente 750m² e com 8 metros de altura. Em abril/2012, 04 (quatro) ovos de A. aestiva foram encontrados nos troncos, mostrando que é possivel estabelecer um programa sério de reabilitação dessa espécie e de outras espécies. Esse projeto é uma parceria entre a CPRH, IBAMA-Recife e CEMAFAUNA.

Serviços

¬ mais serviços

CEMAFAUNA CAATINGA

Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br

(87) 2101-4853 / 2101-4821 / 2101-4818

cemafauna@univasf.edu.br

 

UNIVASF

Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco