Notícias

11/09
2021

O Museu de Fauna da Caatinga reabre as portas para o público

O Museu de Fauna da Caatinga, voltará a receber o público a partir de segunda-feira (13/09), após o fechamento provocado pela pandemia. A reabertura acontecerá de forma gradual e em seus primeiros estágios, todos aqueles que desejarem conhecer nossa exposição deverão agendar previamente sua visita.

Os horários reservados para entrada no museu nesta modalidade serão distribuídos em intervalos de 30 minutos, começando às 09:00, fechando para o intervalo de almoço às 12:00 reabrindo às 14:00 e seguindo até às 16:30, inicialmente apenas de segunda a sexta. O agendamento deverá ser realizado através do e-mail: museu.cemafauna@univasf.edu.br.

¬ leia mais

20/08
2021

CEMAFAUNA recebe indivíduo adulto de onça parda Diego para reabilitação

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (CEMAFAUNA – Caatinga) recebeu no dia 05 de Agosto, um indivíduo adulto de onça parda (Puma concolor (Linnaeus, 1771)) chamado Diego.

Depois de viver por quase cinco anos no Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (CETAS Tangara, Recife - PE), Diego chegou ao CEMAFAUNA para um período de reabilitação antes do seu retorno a natureza.

¬ leia mais

18/06
2021

CEMAFAUNA Debate - Terceiro e quarto episódios sobre ciência e museologia estão disponíveis

Dando encerramento às atividades do Museu de Fauna da Caatinga na 19ª Semana Nacional dos Museus, o CEMAFAUNA lança o terceiro e o quarto episódio do "CEMAFAUNA - Debate".

O terceiro episódio tem a temática: Divulgação científica e museus e o quarto episódio discute sobre: O passado, presente e futuro dos museus no Brasil e mundo no século XXI.

 

 
¬ leia mais

18/05
2021

CEMAFAUNA Debate - Primeiro e segundo episódios sobre ciência e museologia estão disponíveis

Na 19ª Semana Nacional dos Museus, o CEMAFAUNA Caatinga em parceria com a FACEPE, realiza atividades abordando diversos temas acerca das instituições museológicas.

Uma dessas atividades é o podcast "CEMAFAUNA debate" que inicia com o primeiro episódio sobre o tema: "Promoção da sustentabilidade de instituições museológicas no Brasil" e o segundo episódio versando sobre o tema: "Integração museológica: a importância da acessibilidade e inclusão nos museus".

 

¬ leia mais

17/05
2021

Inscrições abertas para participar das atividades do Museu de Fauna da Caatinga na 19ª Semana Nacional dos Museus

Estão abertas as inscrições para participar das atividades do Museu de Fauna da Caatinga na 19ª Semana Nacional dos Museus.

As ações ocorrerão das 15h às 16h nos dias: 17,18, 19 e 20 de Maio.

Os bate-papos serão transmitidos no canal do YouTube do CEMAFAUNA, enquanto os Podcasts serão disponibilizados no nosso site. 

 
 
¬ leia mais
Mostrando: de 1 a 5
Total: 385
1 2 3 4 5 6

Agende sua visita

Para agendar sua visita clique aqui e preencha o formulário. Em breve entraremos em contato.

Ficaremos felizes com sua visita.

Nossa atuação

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga tem sua sede em Petrolina-PE, mas sua área de atuação estende-se por todo o semiárido nordestino do Brasil, que compreende uma extensão de 982.563,3 km². Além dos diversos municípios que abrigam a obra do Projeto de Integração do São Francisco nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, o Centro também realiza ações no estado da Bahia participando de operações de fiscalização ambiental a exemplo da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) realizada pelo Ministério Público da Bahia em parceria com diversos órgãos ambientais. 

Quem somos e o que fazemos? Confira aqui!

Nessa reportagem, exibida no programa "Como Será?" no dia 11 de julho de 2015, você confere como é feito o trabalho de conservação e manejo de fauna realizado pelos analistas ambientais, professores e estagiários do Cemafauna Caatinga, nas áreas sob influência do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF).  

Conheça o trabalho do Cemafauna Caatinga assistindo este vídeo.

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga tem como missão desenvolver práticas de cunho socioambiental, buscando preservar o meio ambiente em favor dos animais do bioma caatinga. Para tanto, viabiliza ações nos âmbitos estrutural, tecnológico, educacional e pedagógico, nutricional e humano. 

Compre aqui seu exemplar de 'Caatinga Selvagem'!

Acesse o link acima e saiba como adquiri-lo. 

Em fevereiro/2012 um grupo contendo 46 Amazona aestiva, oriundos do comércio ilegal, foram liberados em um recinto com área de aproximadamente 750m² e com 8 metros de altura. Em abril/2012, 04 (quatro) ovos de A. aestiva foram encontrados nos troncos, mostrando que é possivel estabelecer um programa sério de reabilitação dessa espécie e de outras espécies. Esse projeto é uma parceria entre a CPRH, IBAMA-Recife e CEMAFAUNA.

Serviços

¬ mais serviços

CEMAFAUNA CAATINGA

Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br

(87) 2101-4853 / 2101-4818

cemafauna@univasf.edu.br

 

UNIVASF

Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco